Vida através de Cristo

O cristianismo é baseado na encarnação, morte e ressureição de Jesus. Mas o que esses três pontos tem de tão especial ao ponto de fazer uma rachadura na história da humanidade e criar um movimento religioso que se espalhou pelo ocidente e por grande parte do oriente? O que torna, nós cristãos diferentes de qualquer outra religião?

Em primeiro lugar o fato de o próprio Deus decidir encarnar, assumir a forma humana já seria o suficiente para criar um abalo no cosmos. Quem poderia imaginar que o criador dos céus e da terra se humilharia a tomar a forma humana, e não somente isso, mas também de se tornar servo dos homens como afirma o apóstolo Paulo em sua carta ao Filipenses?

O que essa encarnação divina causou na humanidade?

Paulo afirma em sua carta aos Romanos que todos pecaram e por isso foram destituídos da glória de Deus. Por causa deste grande abismo criado pelo pecado, foi necessária a habitação de Deus na humanidade e sua morte para reparar esse mal.

Jesus é a expressão exata do Pai, como escreveu o autor em sua carta aos Hebreus. Agora Deus não precisava se expressar e se dar por conhecer através dos profetas e da tradição. Jesus veio mostrar como Deus é e qual o seu caráter, como ele mesmo disse a Felipe: “quem vê a mim vê ao Pai”.

Precisamos entender muito bem isso para não criarmos idéias errôneas sobre Deus, baseadas em paternidades e soberanias terrenas corrompidas. Jesus veio mostrar a essência de Deus e ser Deus entre os homens.

Mas muito mais do que trazer Deus para o nosso pequeno mundo, Jesus é nosso único mediador com o Pai. Como ele mesmo disse que é o caminho, a verdade e a vida, e que ninguém chega ao Pai a não ser por meio dele. Ou seja, nada, nem ninguém além de Cristo pode eliminar a separação entre Deus e os homens. Nada que façamos pode substituir Jesus. Nem boas obras, nem vida moral, nem oração, nem qualquer outra coisa. Embora sejam todas atitudes que devemos ter, elas não nos justificam. Ele é o único caminho.

O evangelho de João nos mostra que Cristo é quem purifica nossos pecados. Em sua carta aos Romanos Paulo diz que somos justificados pela redenção que há em Jesus (Rm 3.24).
Em Cristo fez-se desnecessário qualquer tipo de sacrifício pela remissão dos nossos pecados. A única parcela que nos cabe é a fé, pois pela fé justificados temos paz com Deus em Cristo Jesus (Rm 5.1).
Portanto podemos ver Deus através de Jesus, bem como Deus pode nos ver limpos através do sangue de Cristo. É um caminho de mão dupla. Jesus é a revelação e a redenção.
Vamos manter a fé no Cristo mediador e experimentarmos a graça sem medidas de nosso Senhor.