Uma vida com profundas raízes em Deus

Sylvio Fratelli Filho -

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. (João 15:1-11, 13-16 NVI)

Temos que observar nossas vidas para sabermos se estamos produzindo e dando bons frutos.
Realizar muitas coisas na obra de Deus não significa que estamos agradando a Deus.
O fruto significa a transformação do nosso homem interior. Ele espera que lhe entreguemos nosso coração.
O fruto que uma árvore pode produzir depende da raiz que ela tem.

“Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor , cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro.
Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto”. (Jeremias 17:7, 8 NVI)

A importância de ter raízes profundas nos mananciais de Deus é revelada na inauteração da nossa vida diante de Deus mesmo diante do calor (dificuldades).

Ninguém consegue se firmar mediante a impiedade, e não se pode desarraigar o justo. (Provérbios 12:3 NVI)

Um justo jamais terá suas raízes sejam arrancadas.
As raízes representam uma fonte ilimitada no Senhor.

Os justos clamam, o Senhor os ouve

e os livra de todas as suas tribulações. O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas; protege todos os seus ossos; nenhum deles será quebrado. (Salmos 34:17-20 NVI)

O justo passa por secas, necessidades, aflições, abandonos mas a raíz do justo o mantem firme.

Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. (1 Pedro 4:12, 13 NVI)

Sejam sóbrios e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. (1 Pedro 5:8, 9 NVI)

Ninguém escapará do sofrimento. Mas o que importa é como reagimos. Em meio a tudo o que passamos Deus está buscando um fruto.

Temos que cuidar do nosso homem interior. Ter o desejo de continuar.
Não importa o que acontece com nosso homem exterior, temos que preservar o nosso homem interior. A falta da raíz é que nos faz secar.

Como ter raízes profundas em Deus?

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor , e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! (Salmos 1:1-3 NVI)

 *   Quem são nossos conselheiros?
 *   Quem tem nos influenciado?
 *   Com quem temos nos assentado?
 *   Temos tido prazer na Palavra de Deus?

Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão. (Colossenses 2:6, 7 NVI)

O inimigo sempre tentará jogar joio em nosso coração.

Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. (Colossenses 2:8 NVI)

Temos que tomar cuidado pois sempre virão até nós pessoas com filosofias vazias.

“Este é o significado da parábola: A semente é a palavra de Deus. As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o Diabo e tira a palavra do seu coração, para que não creiam e não sejam salvos. As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação. As que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem. (Lucas 8:11-14 NVI)

Quando a Palavra é lançada, Deus espera que abracemos esta Palavra, mas a falta de cuidado pode permitir que o diabo a roube do coração.

Temos que cuidar do nosso homem interior.

O joio está presente em nossas vidas quando somos negligentes com nossa vida espiritual pois o joio é lançado quando estamos dormindo.

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. (João 15:1, 2 NVI)

Quando buscamos um progresso na vida espiritual o Senhor nos poda afim de nos dar uma forma como a de Cristo.
Esta poda não se restringe as coisas ruins, mas também algumas coisas boas pode nos impedir de progredir e de recebermos algo mais execente.

Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes. (Hebreus 12:11, 12 NVI)

A disciplina produz um fruto.

Como cooperar com Deus

Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Não apaguem o Espírito. (1 Tessalonicenses 5:16-19 NVI)

 *   Alegrem-se sempre
 *   Deem graças em todas as circunstâncias
 *   Não apagar o Espírito

Os melhores frutos amadurecem devagar.

Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. (João 15:6, 7 NVI)

Aconteça o que acontecer, temos que permanecer ligados nEle.

Alguns frutos serão colhidos somente na eternidade.