Um descanso superior

Sylvio Fratelli Filho -

Todos buscam e necessitam de um refrigério, restauração de forças, um repouso e um sossego após um período de trabalho ou luta.

Em Gênesis vemos que Deus descansou no 7º dia. Mas que descanso foi este se a Bíblia diz no Salmo 121.4 que Ele não dorme e em João 5.17 Jesus diz que o Pai trabalha até hoje?

Este descanso de Deus foi um gozo íntimo, um prazer intenso e pleno em Sua criação. Ele se deliciou no que fez. Neste mesmo sentido vemos que Deus encontrou descanso (prazer) no batismo de Jesus ao declarar: Este é o meu filho amado em quem tenho muito prazer (Mateus 3.17).

Este descanso (prazer) representa uma condição da alma que não depende do estado físico ou exterior. É algo superior pois é o descanso que Deus desfruta. É um prazer, uma alegria, um refrigério e restauração que experimentamos em nossa alma mesmo em meio as tribulações, lutas e tristezas que enfrentamos no dia-a-dia.

Davi experimentou este descanso na alma. O Salmo 23.4 deixa isto claro ao dizer: “Mesmo que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum...” Davi tinha convicção em sua alma que mesmo estando no vale, no deserto, ou sendo perseguido o Senhor estava com ele. Assim podia descansar e refrigerar sua alma.

Paulo desfrutou deste descanso superior, da alma. Vemos isso em vários registros de suas cartas como, por exemplo, em Romanos 8.35-39 onde lemos, entre outras coisas, que nem a morte, nem a vida, nem os anjos.... podem nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus. Ou em II Coríntios 4.17,18 quando declara que “... nossa leve e momentânea tribulação produz para nós, eterno peso de glória, acima de toda comparação...”

Jesus deseja que alcancemos este descanso em nossas almas por isso disse: 
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11.28-30

Ter paz em meio às guerras, alegria em meio às tristezas e tribulações e segurança em meio às tormentas, é o resultado de um íntimo relacionamento com Jesus de quem aprendemos a ser mansos e humildes e de quem recebemos a transferência deste descanso sobrenatural.

Qualquer um pode ter descanso das lutas e problemas, mas só os aprendem com Jesus podem alcançar este descanso superior. “Deixou-vos a minha paz, a minha paz vos dou: não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” João 14.27