Sem dinheiro e sem preço – Mantendo as bênçãos sobre mim

Sylvio Fratelli Filho -

Este artigo tem como objetivo continuar a levar-nos ao entendimento sobre as bênçãos gratuitas derramadas sobre nós.

Is. 55.1

Como já mencionamos no artigo anterior, estamos em uma época em que se torna difícil compreender que as bênçãos de Deus são nos dadas gratuitamente, pois sobre cada coisa que nos é apresentada, apresenta-se também um preço. Mas, ao vermos a Palavra de Deus, deste Deus que não mente, mas cumpre Sua Palavra, observamos que todas as bênçãos de Deus são gratuitas, nenhuma está condicionada a nada. (Ap.22.17)

Mt.5.44-45 – Neste texto está claro que Deus derrama Sua Graça, Deus manifesta a Sua Bondade, também sobre pessoas más e injustas. Tiago diz que todo Dom Perfeito e toda Boa Dádiva vem do Pai das Luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação. Este desejo de Deus abençoar a humanidade, jamais mudará. 

Na cruz nós já recebemos gratuitamente todas as bênçãos referentes a vida abundante. IPe.2.24. No dia em que entregamos nossas vidas a Jesus nós recebemos todos os Seus benefícios.

Sl. 127.2 – Este salmo nos mostra que, Deus supre as nossas necessidades, independente de nossas ações, orações, frequência nas reuniões, etc.

No salmo 23.5, Davi, nos ensina que enquanto o adversário vem trazendo dificuldades, o Senhor já tem uma mesa preparada para nos honrar. 

Agora, nós precisamos tomar cuidado, porque somos desastrados, como uma pessoa muito afoita que recebe um presente e o quebra mesmo antes de terminar de desembrulhar.

O dia em que nós passamos necessitados de algo é porque nós quebramos a resposta dada antes de a desfrutarmos.

Ex.15.26 – Veja, a Bíblia, neste verso, não está dizendo que se você der atenção aos mandamentos Deus vai te curar, mas que não ficará doente. Ele não permitirá que nenhum tipo de doença ou necessidade, venha ao seu corpo ou a sua família. O Salmo 91 diz que Ele não permitirá que a peste chegue.

Os princípios de Deus não são para que alcancemos as bênçãos, mas para evitarmos os problemas.

Em João 10.10, um verso muito conhecido nosso, a Palavra de Deus diz que o ladrão vem somente para matar, roubar e destruir. Logo, só se rouba o que se tem, mata-se o que tem vida e destrói-se o que se possui. Veja! O Senhor, lá na cruz, te deu tudo, e se andarmos em Sua presença de maneira correta, Ele não permitirá que o diabo mate, roube ou destrua. Ele veio para nos dar vida plena. No verso 11 está escrito que Ele dá a sua vida por nós, para que nada aconteça conosco.

Vamos, então, entender como isso funciona.

I Pe.5.8 – Este verso nos mostra que o inimigo, o ladrão, está nos rodeando para roubar a vida plena que Jesus conquistou para nós. Ele começa a nos rodear procurando alguma brecha em nossa vida para que possa nos roubar, matar e destruir. Ef.6.16, então, Deus fez uma promessa de que se andarmos em Seus mandamentos, tudo aquilo que Ele conquistou na Cruz seria nosso e ninguém poderia tirar, por isso o diabo nos rodeia e começa a lançar setas, para atingir a nossa mente, para atingir o nosso coração e nos tirar da presença de Deus. Pois ele sabe que no momento que saímos desta Presença, ele consegue nos pegar.

Mt.7.24-27 – Jesus nos instrui, a Bíblia nos diz que o Espírito Santo nos guiaria a toda a verdade e nos ensinaria o que não sabemos. Mas a intenção do diabo, com suas setas, é nos dar ideias próprias, fora das de Deus. Deus nos ensina como lidar com as coisas e situações a cada dia. Só que quando as coisas começam a acontecer, nós não O consultamos para saber o que tem preparado, e começamos a construir segundo o que sabemos e entendemos. Fazemos uma pesquisa rápida, inclusive na Internet, e achamos que temos a resposta. Mas, a nossa resposta está em Deus e Seu Espírito, não na Internet e nas pessoas.

Quando construímos com base nestas fontes e não em Deus, estamos construindo sobre a areia, e ao final do dia tudo o que construímos não valeu nada, na chegamos a lugar nenhum, não se resolveu nada, pois o diabo conseguiu nos tirar da Palavra.

O que nos leva a estas atitudes?

Em Jó 3.25, vemos que o medo, nos destrói. Quando sentimos alguma dor o que pensamos? - Será que eu tenho algo? O que está acontecendo comigo? – Sabe, quando eu tenho medo, e diz a palavra de Deus em IJo.4.18 “O Perfeito amor lança fora todo o medo”, não estou crendo que Deus cuida de mim, não fui aperfeiçoado em Seu amor. Quando estou com medo eu duvido do amor de Deus e da obra da Cruz, sobre minha vida.

Quando temos medo, começamos a dizer: Será que Deus vai realmente me guardar? Será que me dará saúde? Suprirá as minhas necessidades? Quando eu desconfio de Deus, eu jogo fora o meu presente.

Como destruímos as coisas que Deus dá?

Pv.14.1 – Quem destrói a casa é o Diabo? Não, é a insensatez. E neste texto podemos incluir homens e jovens, porque a insensatez nos faz destruir o que Deus nos deu. O Diabo não tem nem trabalho, ele vem para destruir, mas já estamos fazendo isso.

Observe que Deus estabelece princípios, não para obtermos as bênçãos, mas para não perdermos o que ele já nos deu. Podemos notar que em Cl.3.16-21, a Bíblia nos mostra que a mulher que não sabe se submeter ao marido, o marido que não sabe amar, filhos que não honram seus pais, pais que não sabem educar seus filhos, com suas próprias mãos, destroem seu lar, apesar de Jesus, lá na cruz, nos ter dado um lar abençoado.

E ainda continua, 22-25, mostrando que o problema no trabalho quem cria somos nós. Podemos achar que nosso patrão é ruim, mas se fizermos a este como quem faz a Jesus, por causa de Jesus e para honrar a Jesus, receberemos do Senhor a Sua bênção.

Em II Co.2.10-11 diz que quando deixamos de perdoar alguém o diabo alcança vantagem sobre a nossa vida. Não precisamos perdoar para sermos curados, mas perdoamos para que o diabo não alcance lugar em nossa vida e roube a nossa saúde.

Ef. 4.26-27 – Não podemos dar lugar ao diabo, pois ele só quer roubar, matar e destruir. O diabo está buscando um espaço em nossa vida, por isso nos instiga a tirar satisfação quando nos fazem algo. Mas, se nós não dermos este espaço, ele não pode matar, roubar e destruir.

Hb.12.15 – Aqui a Palavra de Deus nos ensina que raiz de amargura, raiva, magoa, faz a pessoa ser excluída da Graça. Estes sentimentos nos fazem perder a Graça que está sobre nós.

Agora em Neemias 8.9-10 vemos que no dia que é consagrado ao Senhor ninguém deve ficar triste ou chorar. Qual dia de nossa vida foi consagrado ao Senhor? Deveriam ser todos. Portanto ao consagrar seu dia ao Senhor, se alegre em Deus naquele dia. A alegria no Senhor nos fortalecerá.

ICo.10.7-13 – As pessoas que querem viver uma vida independente de Deus, buscando apenas sua satisfação, praticam idolatria. Pois idolatria é tudo que está no nosso coração, sejam pessoas, coisas ou posições, que tomam o lugar de Deus. O texto ainda nos mostra que devemos tomar cuidado com nossas ações para que não sejam imorais, pois a imoralidade mata. Por o Senhor a prova, ou seja, fazermos as coisas simplesmente por achar que se fizermos algo Deus nos abençoará, quando não recebemos Sua direção. Isto também mata. A murmuração mata. A murmuração rouba a benção de Deus. E ainda, não podemos pensar de nós além do que somos. 

Davi, que foi o homem mais poderoso da terra, disse: Sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim (Sl.40.17). Ele não dizia: “Eu sou o rei, posso fazer e desfazer”, ele dependia de Deus. E Paulo está dizendo: “Não pense está em pé”, o Senhor deve te sustentar, te segurar.

Todas as vezes que o diabo lançar setas para nos fazer desviar, para nos tirar dos planos e bênçãos de Deus, Deus vai brilhar uma luz e dizer: “Venha por aqui, venha para os meus braços, eu te sustento, eu te amparo”. 

Pv. 16.17-18, diz que o que derruba uma pessoa é o orgulho, altivez de espírito. Tg.3.6 As nossas palavras é que muita vezes destroem nossas vidas. Pv.10.8.

I Tm.6.6-12 – Este texto nos mostra que há muitos sofrimentos, esperando aos que amam ao dinheiro. Amar ao dinheiro é a cobiça, o desejo de ter, além daquilo que Deus providenciou. Não esperar pela providencia de Deus e buscar para hoje, amanhã e depois de amanhã, para sentir-se seguro, é cobiça e desconfiança de que Deus falhará. O Desejo de ter algo do coração faz com que a pessoa não tome posse do que Deus está dando.

I Co.15.33, nos mostra que andar com pessoas erradas, nos faz perder o que Deus tem para nossas vidas. Js.9.14-15, vem confirmar que algumas pessoas são colocadas ao nosso lado para nos roubar o que Deus tem para nós. No Salmo 1, o salmista volta a dizer, cuidado com quem dita sua forma de viver, com quem você anda.

Em Ageu 1.2-11 o conselho que nos é dado é que devemos nos preocupar com a casa de Deus, Sua Igreja. Isso não envolve somente o material, mas tem haver com a Salvação de Almas, com pessoas que estão indo para o inferno, com o cuidar dos irmãos. Isso também rouba a benção do Senhor.

Para concluir. Pv.10.22 diz: “A benção do Senhor traz riqueza, e não inclui dor nenhuma”. Aquilo que Deus lhe traz é somente bênção e não desgosto. Mas todas as vezes que quebramos princípios o diabo ganha vantagem para matar, roubar e destruir.