Seja Diferente

Sylvio Fratelli Filho -

II Tm 1.3-9

Paulo diz: “Estou servindo a Deus com a consciência limpa”, ou seja, ele não esta servindo sem cumprir tudo o que Deus pediu para ele.

Diz ainda: “Recordo-me de tua fé não fingida”. Hoje, há tanto que se faz “em nome da fé”, mas não uma fé verdadeira, pois não segue o que Jesus quer, não é a fé que é fruto da fidelidade a Palavra de Deus. Fazer algo para alcançar sua vontade não é fé, mas presunção.

E diz mais: “Mantenha viva a chama de Deus em você”. Existem dons em nós, os quais deixamos adormecer. Muitos, por exemplo, não valorizam as línguas do Espírito, e, isto, esta adormecido. Paulo estava recomendando, não deixe as coisas amortecerem, não se perca.

A Igreja primitiva não tinha um método, um padrão, pois eles estavam nascendo ali, precisavam da dependência do Espírito, para saber como agir. O que nos leva a pensar que perdemos a direção do Espírito quando acreditamos saber o que fazer sem necessitar Dele.

O apóstolo falava a Timóteo: “Deus não nos deu Espírito de covardia, mas de poder”, para sermos diferentes a cada dia, para testemunharmos. Pois Ele espera que saíamos do sistema comum do mundo, ou ainda, de nosso próprio sistema. Ele quer que sejamos diferentes e não covardes.

A nossa vida parece que está programada, no piloto automático, ligamos nossa vida e saí tudo igual. Enquanto a Bíblia nos ensina a andar em uma novidade de vida. Deus tem algo novo em nossa vida e através desta, a cada dia. Diferente de tudo e de todos.

Em, I Tm.6.9-10, o Apóstolo diz como se trata comumente com a riqueza, mas diz a Timóteo, “tu, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão (v.11). Ele está dizendo todos estão correndo atrás de riquezas, de segurança nesse mundo, mas você, Homem de Deus, não aja assim, seja diferente.

Precisamos tomar posse da Vida Eterna, isso, não é algo para o futuro, mas para o agora. Você conquista a vida eterna de acordo como se vive aqui.

Todo o mundo faz aliança para viver uma vida aprazível neste mundo, mas Paulo, diz: “Tu porém, seja diferente”. Dependa do Senhor, veja o amor que tenho para com Deus, minha perseverança. Isso trará perseguição para todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus. Mas posicione-se.

Por que há perseguição? Pois a Vida de Cristo em nós mostra os erros dos que estão ao nosso lado, requerendo uma mudança de vida. Por isso somos perseguidos e buscam nos tirar da verdade.
IITm.3.14-15 – Pessoas vão ao culto, mas perdem ao longo dos dias. E Paulo nos diz: “Persevera na Palavra”.

II.Tm.4.5 – Mais uma vez Paulo aconselha a diferença. A não andar como andam o resto das pessoas.

Paulo está falando isso para o jovem Timóteo, mostrando que ser exemplo não tem idade, ser diferente não tem idade, por isso também cita Loide e Eunice, avó e mãe de Timóteo.

Para ser diferente não podemos nos submeter as pressões das opiniões das pessoas, pois Deus não nos deu espírito de covardia. Não ceda a opinião das pessoas, não seja moldado pelas pessoas. Nós somos chamados para sermos dirigidos pelo Espírito Santo de Deus. Paulo diz: “Os filhos de Deus são dirigidos pelo Espírito de Deus”, ele não diz que deve ser, mas que é dirigido.

II.Tm. 1.13-14 – Aqui, o texto nos fala sobre retermos a Palavra com fé e amor, a sã doutrina deverá ser vivada, guardada, lembrada, nunca esquecida em algum canto do coração.

II. Tm. 2.1-7 – “Timóteo, eu sei que não é fácil, portanto, fortifique-se”, Paulo está falando que se nos fortalecermos na Graça, poderemos viver seguramente no meio de tudo o que nos acontecerá. E ainda outros seguirão o exemplo.
Ele ainda diz que devemos suportar os sofrimentos. Suporte o desânimo, as lutas, as frustrações, seja forte pois Deus está no controle. Deus está trabalhando para nos abençoar, para nos revestir com a Glória.

II Tm.3.1-17 – Paulo, nos ensina no texto a permanecer no Evangelho. E, seu conselho é: “permaneça na Palavra, na Verdade, ainda que tenha que ficar sozinho”.

II Tm.4.1-5 – Pregue a Palavra! Isso não significar, subir em um púlpito. É anunciar o Reino em todo o tempo. É pregar com a vida, com atitudes, com honestidade, com a pontualidade. As pessoas precisam ver em nós a diferença, mais do que palavras diferentes. 

A Palavra de Deus é uma Palavra que transforma vidas.