Quem são os filhos de Deus?

Sylvio Fratelli Filho -

Jo.1.1-13

A Biblia diz que, ao recebermos Jesus em nosso coração nós recebemos o direito de sermos filhos de Deus. Mas, receber o direito não quer dizer que o somos. 

A questão é que boa parte das pessoas em nossas igrejas, receberam Jesus e este direito, mas não estão vivendo como filhos de Deus. 

Todos os direitos que temos em Deus podem não ser uma realidade de nosso viver como filho de Deus.

Em Mateus 5.9, Jesus nos diz que os pacificadores serão chamados filhos de Deus. Muitas pessoas ouvem nossas palavras, veem nosso modo de agir, e nos consideram filhos de Deus, contudo, isso não significa que somos filhos de Deus. Ter reputação de filho é diferente de ser filho. Existem muitas pessoas honestas, pacificadores e benfeitoras no mundo, contudo não significa que são filhos de Deus.

Jesus não quer que você pareça um filho, ele quer que você seja um filho de Deus por isso precisamos entender quais são as características dos filhos de Deus. Quero citar algumas delas.

A primeira é a fé.
Gl. 3.26 - A fé em Jesus e sua obra, é uma característica de um filho de Deus. A fé está além de acreditarmos que algo vai dar certo. Fé é depender de Jesus e confiar a vida ao que Ele diz. Não tem haver com fatos ou acontecimentos favoráveis, mas sim com a Palavra que procede da Sua boca.
Toda nossa vida deve estar baseada em quem Jesus é. Isto é fé, e, é esta fé que não nos deixa perder o sono por preocupações e desejos. Os filhos de Deus não devem viver com base nestas preocupações e desejos, tão pouco devem se entristecer por não alcançar aquilo que o coração deseja.
Os filhos de Deus devem ser gratos a Ele por todas as coisas que fez por nós.

O filho de Deus desfruta da força e disposição que vem de Cristo. Ele vive na certeza que a Palavra de Deus dá, e não retrocede mesmo quando dúvida e medo vêm ao seu coração. Ele se apoia na Palavra.

Outra característica é a vida dirigida pelo Espírito Santo de Deus.
Rm. 8.14 - Como filhos de Deus, necessitamos crer na obra da cruz, ter certeza de Sua eficiência, mas também temos que ter a nossas vidas estimuladas, influenciadas, motivadas e controladas pelo Espírito Santo de Deus.
Os filhos de Deus são guiados pelo Espírito e entregam o controle de suas vidas a Ele e não aos seus próprios pensamos ou vontades.

Outra característica é não se render aos desejos da carne mas sim ao Espírito.
Gl.5.16;25 Andar no Espírito é estar debaixo da total influência e estímulo do Espírito. 

Outra característica é a rendição.
Rm.8.5 - Se vivermos no Espírito, nos renderemos, e com isso nossos sonhos e alvos, estarão também rendidos.

Por fim o reconhecimento de quão importante e essencial o Espírito Santo é.
I Jo.5.7-8 - O Espírito é que faz ligação entre nós e Deus. O texto mostra isso claramente. Ele é o fator comum entre o testemunho do céu e o da terra.
Podemos fazer muitas coisas, mas se não houver a ligação do Espírito, não haverá resultados para Deus. Tudo o que produzirmos será obra morta.
Quando entregamos o controle de nossas vidas nas mãos do Espírito, Ele nos liga a vontade de Deus que está sendo feita no céu para que esta vontade seja feita na terra através de nós.

Das características citadas podemos dizer que a característica principal dos filhos de Deus é uma vida cheia e controlada pelo Espírito Santo. É desta forma que Deus reconhecerá Seus filhos. 

É desta forma que Deus quer reconhecer você.