Quem é Jesus para você

Mt.16. 13-18

Jesus ia caminhando à Cesaréia de Filipe e Ele lança uma pergunta: “Quem os homens dizem que Eu Sou”.

As pessoas estavam concebendo ideias a respeito de Jesus, simplesmente por observarem com olhos naturais às coisas exteriores. As pessoas não tinham contato com Ele, mas por ouvir Dele ou simplesmente vê-Lo. Achavam que sabiam quem ele era. Mas, não O conheciam.

Os homens não percebiam que João anunciava Deus e Seu Reino, enquanto Jesus é Deus trazendo seu Reino ao mundo. Não viam ainda que Elias fora um homem de Deus que fazia alguns milagres, enquanto Jesus é Deus sobre a Terra, Emanuel – Deus Conosco. Outros ainda achavam que era Jeremias por este ser um homem misericordioso, enquanto Jesus é a misericórdia de Deus sobre a Terra. Jesus é o cumprimento das Profecias a própria Palavra de Deus sobre a Terra, não simplesmente algum dos profetas.

Muitas religiões anunciam Jesus como um deus sobre a Terra, mas Ele é Deus sobre a Terra. IJo.4.2-3

Há uma linha de pensamentos que diz que Jesus era um semi-deus sobre a Terra, criado para executar um plano de Deus, mas Jesus é um com o Pai – Jo.14.8-10

Outra linha de pensamento, diz que Jesus era simplesmente um homem especial, acima dos demais profetas, mas um homem. Enquanto a Palavra em Jo.1.1-3,14 nos mostra que Jesus é Deus, Deus que se fez carne e habitou entra nós.

E nós, o que dizemos sobre Ele, quem Ele é para nós?

Na passagem todos se calam e apenas Pedro diz: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Jesus sabia o que todos pensavam Dele, mas buscava que os discípulos o vissem como Ele é. Não olhassem uma aparência, mas conhecessem o Seu coração. Que o conhecessem como Ele é, e quem Ele é.

Jesus deseja que olhemos para Ele, e descubramos quem Ele é, saibamos e confessemos o que Ele fez por nós. Não o conheçamos pelo que dizem, pelo que nos ensinam, mas O conheçamos e tenhamos nossa própria experiência.

IPe.3.15 – Pedro está dizendo que devemos buscar uma experiência única, nossa; que nos prepare para responder as pessoas, que testemunhe às pessoas.

Cesaréia de Felipe, era dominada por deus de fertilidade, Pan e Baal, uma cidade que buscava posição e status. Como, hoje, uma sociedade e uma igreja que só se preocupa com status e prazeres da vida, tendo como alvo alcançar uma posição, reconhecimento, fama e prosperidade. Mas, nesse meio, Jesus pergunta:

“Quem eu sou para você”.

Quando todo mundo está olhando para estas coisas, Deus espera que nos levantemos e digamos: Basta, eu quero ser diferente, eu preciso de Deus e nada mais.

Jo.8.24 – Se não assumirmos um posicionamento com Ele, morreremos em nossos pecados.

Jo.17.3 – A vida eterna está no conhecimento de quem Ele é.

Rm.10.9-13 – Se declararmos diante de todos, que Ele É o único caminho, capaz de nos purificar, então somos salvos. Nossa vida fala o quê? Nossa voz proclama o que?

“Quem você diz que Ele é?”

Jesus nos pergunta: “O que você pensa ao meu respeito?”