Posicionando-se em Deus

Neste estudo vamos observar o posicionamento que Deus aguarda de nós.

Jz. 6.1-10

Vemos que o povo de Israel clamou ao Senhor por estar em uma situação difícil, e Deus enviou um profeta para mostrar-lhes o porquê desta situação. Da mesma forma Deus nos envia Sua Palavra para nos iluminar os olhos a fim de vermos onde estamos errando e corrigirmos nosso trajeto.

A maior parte dos problemas e dificuldades que passamos ocorrem porque nós não damos valor e atenção a Palavra de Deus.

Deus em Sua Palavra nos dá instruções sobre tudo o que devemos fazer para alcançarmos Suas Bênçãos, mas As alcançarmos é resultados de andarmos na Palavra de Deus.

O Grande Problema que nós atravessamos hoje é que não temos compromisso com a Palavra Deus, com a Verdade de Deus. Queremos Suas bênçãos sem, contudo, nos comprometer com Ele.

ICo.6.12 - Por que nós muitas vezes não temos um compromisso sério com Deus? Porque estamos dominados por nossas próprias vontades.
ICo.10.23 - Temos sempre que decidir coisas, a todo instante. E a Palavra de Deus nos adverte aqui a buscarmos apenas aquilo que nos edifica.

Deus não espera que façamos as coisas por obrigação, somos livres para decidir o que queremos, mas Ele espera que nós O escolhamos. Pois há caminhos que ao homem parecem direito, mas o final deles é morte (Pv. 14.12). Se eu não me aproximar de Deus a cada dia não ficarei na mesma distância, eu me distanciarei Dele, assim como Sansão (Jz. 16.20).

Nos versos 11-13 de Juizes 6, diz sobre Gidão, que sofria junto a todo o povo, mas as escrituras mostram que, apesar deste homem ser integro, faltava-lhe algo da parte de Deus. Sua fé esta abalada, ele acreditava que Deus o havia abandonado.

Não adianta nos esforçarmos nas coisas de Deus e não acreditar que Ele está conosco.

Devemos ser pessoas posicionadas em Deus (v14-16). Não podemos olhar para nós mesmos, pois só veremos impossibilidades. Deus está dizendo: “vai”; e, nós temos dito: “não posso, eu não presto”. Deus diz: “Olhe para mim. Eu estarei com você”.

Não basta nos trancarmos nos nosso quarto, orar, não errar, fazer tudo correto,
pagar nossos impostos, ser “bom”, se não nos posicionarmos naquilo que Deus
quer de nossas vidas. Se não acreditarmos naquilo que Ele nos diz.

Mas, a algo a mais neste processo de posicionamento. Assim como Deus diz no verso 25, a Gideão, Ele nos mostra que precisamos derrubar o altar de Baal. O altar do nosso coração, da nossa vontade. Só então poderemos abraçar aquilo que Deus tem para nós.

Nosso coração deve estar no lugar certo.

Veja que nos versos 29-32. O povo se revolta contra Gideão por ter derrubado o altar. E, qual de nós não tem medo de desagradar as pessoas.

Quando edificarmos um altar, para Deus, nós teremos a desaprovação das pessoas.

Se preferirmos a Deus, desagradaremos aos homens e se agradarmos aos homens, desagradaremos a Deus.

Observe:

Salmo 1.1-3 – Não devemos ser iguais aqueles que não amam a Deus, isso é posicionamento com Deus.

Romanos 12.1-2 – Não devemos nos amoldar ao padrão de pensamento do mundo, um pensamento de vida não posicionada ao lado de Deus.

O verso 34 deixa claro que o Espírito Santo veio sobre Gideão quando Ele derrubou o altar próprio e se posicionou com Deus.

Quer ser cheio do Espírito?
Somente após tomar posição ao lado de Deus

Não adianta estarmos no meio de pessoas cheias do Espírito, NÓS precisamos ser cheios do Espírito. E ao estarmos no meio de pessoas vazias, NÓS precisamos ser cheios do Espírito e assim sermos agentes transformadores.

E como são estes agentes transformadores?

Jz.7.2-3 - Não basta estar junto, mas com medo. Cada um é responsável diante de Deus por sua vida. Deus está olhando o coração de cada um. Uma multidão não quer dizer que todos estejam posicionados em Deus. Muitos têm medo do futuro, do amanhã, tremem diante do inimigo. Pessoas posicionadas com Deus não devem ter medo.

Fé e medo não combinam.

E ainda continua nos versos 4-6, buscando quem está pronto para ir com ele. Ele vê que há pessoas que não estão dispostas a ir com Ele, estão acomodadas no seu lugar e não querem sair com Ele. Quem se sentam para gozar o momento e não está pronto num instante, não está posicionado.

Aquele que não se posiciona, não pode ir com Ele

Pense:

Fp.3.12-14 - Paulo esta declarando: “Eu sei que ainda não cheguei onde eu deveria ficar em Deus, mas uma coisa faço; continuo caminhando para chegar Lá”.

Precisamos continuar até chegar lá.

Fp.2.25-30 - Paulo mostra que Epafrodito arriscou sua vida, dispôs-se a morrer. E pede para que este homem seja honrado pela Igreja, ou seja,

Deus só honra pessoas posicionadas com Ele.

Concluindo:

Deus quer nos dar vida completa e realizar Seus Planos em nós, mas para alcançarmos isso, precisamos: Posicionar-nos com Deus e destruir todo altar quem não pertença a Ele.