Perto ou dentro do Reino?

Lc.10.25-28

Mc.12.28-34

O primeiro texto nos mostra que este homem queria testar Jesus, saindo com uma instrução de praticar. No segundo texto outro pergunta qual o maior mandamento, e saiu com a certeza de Jesus ser mestre, e Jesus lhe diz que não estava longe do Reino, não dentro, mas próximo e deveria praticar.

Conhecer as escrituras não basta, devemos afinar as nossas vidas ao que está escrito e praticar. No dia a dia, um caminhar diário é o que determina se estamos ou não no Reino.

Nós vivemos em uma época em que o conhecimento tem crescido muito, com várias bíblias de estudo, com várias interpretações do que está escrito. A grande verdade é que o conhecimento sobre Deus está crescendo muito, mas de que adianta? Qual o entendimento do que se lê? O que alcançamos de Deus com o que se está escrito?

Aquele homem era um doutor da Lei, escrevia, entendia, mas não praticava.

Precisamos entender, meditar e permitir que o Espírito Santo nos ajude a praticar a Palavra de Deus. Não a pratica de um mero conhecimento, como por obrigação, e sim, a prática que é resultado do envolvimento com a Palavra de Deus.

Vemos enfermeiros aplicando medicamentos errados, construções caindo, médicos agindo mal com seus pacientes, pois conhecem, mas não tem a verdadeira prática, o envolvimento, o desejo de fazer o melhor.
É pela Palavra de Deus que nós tomamos consciência de quem realmente somos. Por ela conhecemos o porquê agimos de determinada forma.

Rm.3.20

As pessoas têm praticado atos da religião, frequentam uma igreja, mas se examinassem corretamente suas vidas à Luz da Palavra, veriam que estão sofrendo de um câncer espiritual. Pela Palavra de Deus podemos ver coisas que podem roubar o Reino de nós.

A Palavra de Deus é como um espelho onde nós podemos encontrar coisas erradas em nós. Contudo, ele nos mostra o que há de errado, mas nós precisamos desejar mudar o que está errado. Ver algo que não condiz em nós, não nos muda. Simplesmente saber, não nos transforma. Precisamos remover o que está errado.

E ainda, a Palavra de Deus é como uma lupa. (Rm.5.20) Esta Palavra amplia aquilo que muitas vezes nós não enxergamos, coisas que fazem parte de nossas vidas e nem reparamos que estão lá. Como um exame ao microscópio que ressalta onde está a doença ou o vírus, no sangue, por exemplo.

Vejamos algumas ampliações que a Palavra de Deus nos faz:

Ex.20.13 / Mt.5.21-22 – Como tratamos a ira, simplesmente a deixamos passar ou tratamos com ela para que não volte ao nosso interior? Quando menosprezamos as pessoas, jogamos termos pejorativos, na verdade estamos matando. Nossas atitudes precisam ser mudadas, haver perdão (IJo.3.15)

Ex.20.14 / Mt.5.27-28 – Desejar alguém, fora do casamento, já é adultério.

Deus está procurando trabalhar em nossas vidas (Fp.1.6). A cada dia Deus quer trabalhar e completar Sua obra em nós.

Não terminar uma obra é um desperdício, não tem serventia para nada.

Somente quando entramos nas Escrituras é que Deus pode completar Sua obra em nós. Quando estivermos inconformados com a obra inacabada, não desejando ser um viaduto inacabado, é que entraremos no Reino.

Jesus ensina que o Reino de Deus é feito em nossas vidas de pequenas atitudes (Lc.13.18-21). É muito mais que um sentimento egoísta de se estar caminhando para o céu e tudo bem. É produzir efeito, é ter resultado na nossa existência. O fermento não age apenas no local onde tocou primeiro, mas toda a massa é fermentada e cresce.

Para entrar no Reino é necessário passar do estagio de estar próximo do Reino. É deixar de ser apenas conhecedor e se tornar praticante das Escrituras. E se tornar abrigo e água fresca para o próximo, (as aves do céu). Entender e buscar a realidade destas coisas na vida. É ser semelhante a Jesus.