Pelos frutos vos conhecereis

Meus irmãos qual é o proveito se alguém disser que tem fé mas não tiver obras, pode acaso semelhante fé salva-lo? (Tg 2.14) Que proveito há em uma fé que não apresenta obras? Que não apresenta uma mudança de vida, de atitude e mente?

Tiago está dizendo que uma pessoa que possui fé verdadeira em Deus sempre terá uma ação que mostrará está fé que confessa. Fé não é apenas uma declaração, somente palavras, mas é algo que vivemos, praticamos e mostramos. Se a fé sem obras é morta, por outro lado as obras sem fé também são realizações mortas, sem valor. Não adianta realizarmos obras que Deus não esteja nos orientando, pois não será produto de fé, mas produto de nossa presunção. A fé só existe quando Deus fala e nós obedecemos.

Abraão é nosso exemplo pois sua fé acompanhou uma obra, quando ofereceu Isaque, seu filho, como sacrifício. Por que fez isto? Porque ouviu uma palavra específica de Deus. Abrão não teve uma idéia e a colocou em prática, mas ouviu a voz de Deus lhe fazendo um pedido e logo obedeceu. Aí está a fé; não apenas quando ouvimos, mas quando obedecemos. Não é possível obedecermos a Deus, se primeiro não O ouvirmos. A fé não está em nossas palavras quando oramos, mas quando cremos no que ouvimos da parte de Deus e obedecemos. Jesus declarou que fazia somente o que o Pai fazia. (Jo 5.19)

Imaginemos a alegria do povo de Israel quando foram libertos do cativeiro do Egito. Acredito que cheios de planos, faziam festa pelo caminho para a terra que Deus prometera, a qual manava leite e mel, mas de repente depararam com o mar, olharam para trás e viram. o exército egípcio. Ficaram sem saída. Mas Deus lhes disse: “Por que clamas a Mim, diga ao povo que marchem!” Isto significa que oraram, pedindo ajuda a Deus. Mas Ele já havia dado ordem para seguirem a nuvem que os guiaria, no entanto pararam diante do mar porque ficaram assustados e imaginaram estar no caminho errado. A nuvem estava indo para aquela direção, ela não parou, mas o povo sim. Por que? Quem disse que as águas eram um sinal para pararem? Deus havia dito que deveriam parar somente quando a nuvem parasse. É por isso que a fé não é exercida quando oramos, mas quando obedecemos a direção dada por Deus durante a oração. Deus estava sendo claro com Moisés. Ele já havia dado a ordem, agora era só ir em frente.

Quando oramos, lemos a Palavra, ouvimos uma mensagem e Deus nos dá direções, o inimigo corre à nossa frente e se põe no caminho dizendo pra pararmos pois não estamos fazendo o que é certo, colocando-nos em dúvida acerca do que Deus diz.

Quantas vezes nos encontramos nestas situações tentando basear a direção de Deus pelas circunstâncias que nos envolvem, dizendo: “se for de Deus dará certo, se não for dará errado”. Observe as circunstâncias em volta do povo de Israel, não parece que tudo estava dando errado? O inimigo não queria a liberdade do povo de Deus, assim como não quer a nossa liberdade. Por isso tenta nos confundir, colocando-nos em dúvida. Se o Senhor já indicou o caminho, é só segui-lo. A Bíblia diz que se nós nos sujeitarmos a Deus, resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós (Tg. 4.7). Infelizmente nos assustamos com facilidade, pensando que Deus não esta nos dirigindo, que Se esqueceu de nós e nos abandonou. No entanto, a fé é uma convicção, é uma certeza. Quando Deus fala. Temos que nos agarrar firmemente ao que Ele diz. Não importa o que aconteça ao seu derredor, fique firme na palavra que Deus lhe deu. Não é necessário pedir mais direção, porque Ele já mostrou o caminho. Agora é hora de marchar, seguir em frente, obedecer.

A Bíblia diz que os filhos de Deus não andam pelo que vêem, mas andam por fé; e fé é a certeza das coisas que não vemos. Não vemos, mas cremos (Hb 11.1). Diferentemente a tendência humana é crer somente no que vê, não consegue crer no que não vê. É comum as pessoas pedirem um sinal a Deus, mas para filho de Deus isto não deve ser normal. Muitos,acham que pedir sinal a Deus é sinônimo de fé, mas isto é incredulidade, porque a fé é crer no invisível. O que vemos não é fé. O justo vive por fé, isto é, vive pelo que Deus diz em seu espírito, obedece ainda que seus olhos não vejam a concretização do que orou e ainda que em sua volta as circunstâncias estejam um tanto confusas.

Muitas vezes esperamos resultados segundo a nossa vontade, mas se isto não acontece nos enchemos de dúvidas e temores. É assim que o inimigo nos faz parar. Ele não está preocupado com o que você faz, mas sim com a sua obediência a Deus. Imaginamos que quando Deus fala não haverá impedimento algum e isto é engano. Alguns até mesmo oram pedindo a Deus que se for a vontade Dele, que não surja nenhum obstáculo. Mas sempre que Deus revelar Sua vontade o diabo se posicionará para impedir-nos de realiza-la. O segredo está em obedecer independente das dificuldades. Somos reconhecidos por Deus como Seus filhos, quando andamos por fé, ou seja, quando acreditamos e concretizamos as obras que Ele nos confiou (Jo 5.36) e não pelo que realizamos porque achamos certo fazer. A árvore é reconhecida como boa ou má pelos frutos que ela produz e não pela sua aparência (Mt 12.33). O que anda por fé não busca reconhecimento humano. Podemos realizar muitas coisas, ajudar os pobres, jejuar, orar, dar esmolas, etc... pensando estarmos cheios de fé, mas se estas coisas forem feitas sem a direção de Deus, são obras mortas. As obras são frutos de fé, isto é, frutos de nossa fidelidade á direção de Deus.