Orgulho vs Humildade

Pv. 16.17-20

Diante de Deus o orgulhoso é a pessoa que tem seu próprio modo de pensar, não busca conselhos, e age como sua cabeça manda. Às vezes, podemos até consultar a Deus em pequenas coisas, mas na verdade não estamos interessados no que Deus quer.

Muitas vezes se age na base do pensamento, se, Deus impedir é Sua vontade, se não, não é. Mas, Deus, não nos impede, e sim, fala conosco, mostrando o caminho que devemos caminhar. Deus não porá obstáculos para voltarmos ao caminho, mas falará conosco.

Uma das palavras para Espírito é Parakletos (aquele que vai ao lado), portanto Ele não vai a nossa frente, mas sim ao nosso lado, nos aconselhando e ensinamento. A humildade está em caminhar em submissão a Ele.

A prender de Jesus é agir como Ele, e, Ele, não fazia nada sem direção.
Então, na verdade, orgulho é má vontade em esperar pela direção de Deus para agir.
Deus nos mostra o que fazer, como e quando fazer. E não buscar seus próprios meios de fazer as coisas.
O orgulho anda de mãos dadas com a impaciência.
I Sm. 10.8; 13.5-10 – Samuel deu instrução para Saul esperar por ele, para então saber o que fazer. Saul não quis espera-lo e acusa Samuel de atraso, quando Samuel chegou no dia certo, combinado, o dia em que Deus o queria lá.
A nossa fé é provada no fogo da espera, para que Deus tire a impureza da impaciência e ansiedade. A lógica nos diz que está demorando muito para acontecer, temos que agir. Mas como cristãos devemos aguardar e não desfalecermos.
O orgulho é o desfalecimento da fé.
Muitas vezes agimos como os discípulos ou como Marta, e dizemos: “O Senhor não se importa”. Ficamos magoados com Deus, por acharmos que Ele está ausente, acreditamos que nos abandonou.
Não podemos ter uma imagem torcida de Deus, para não perdermos a dependência de Deus. Deus não falha, nós sim. Deus não demora, nós nos precipitamos. A falha é nossa por não crermos que Ele está conosco ou quando diz: “Não temas”.
Deus não depende de nada e de ninguém, ele cria tudo do nada. Tudo Lhe obedece.
Hc 2.4 “Eis o soberbo! Sua alma não é reta Nele;mas o justo viverá pela fé.” A fé está em permanecermos na Palavra de Deus.
Devemos esperar sempre pela direção de Deus, pela Sua ação.
Rm 8.31-39 – É nesse Grande Amor do Senhor que devemos crer e esperar. Ele jamais deixará de nos ver e falar conosco. Ele sabe tudo e sempre falará conosco o caminho que devemos tomar.
II Sm.5.22-25 – Nota-se aqui detalhes da direção para a ação de Davi. Deus mostra cada passo que devemos tomar, e Davi fez segundo Sua direção. Mesmo sendo o maior guerreiro de Israel, Davi não se confiava no que sabia, mas buscava a direção de Deus.
O importante, então, é ouvi-Lo e seguir sua direção.
Fp. 2.5-11 – Obedecer é ouvir uma direção e segui-la. Não existe meia obediência.
Somente a cruz produz a verdadeira humildade em nós.