O Poder Libertador do Perdão

Jefferson Luis Ilário -

Este é um artigo sintetizado de um pensamento um pouco mais detalhado sobre o mesmo assunto. A razão de eu escrevê-lo não é outra senão despertar a prática de um ensino tão claro que o nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou.

Desde que o pecado entrou no mundo, toda a obra de Deus se dedicou a trabalhar para a redenção do homem.

Jesus deixou a Sua glória e morreu para que os Seus fossem perdoados e salvos da ira que há de vir.

Quanto a nossa salvação, ninguém além de Jesus poderia fazer o que Ele fez e por isso somos salvos, mas Ele espera que, nossa fé e consciência a respeito da salvação, nos leve a uma atitude de perdão semelhante a dEle em nossos relacionamentos interpessoais.

É sobre isto que desejo tratar.

Para falar sobre o poder libertador do perdão tomo o capítulo 20 do evangelho de João  que traz o relato de como Maria Madalena, após saber que Jesus havia ressuscitado, revela isto aos discípulos de Jesus.

Tudo se desdobra com a aparição de Jesus aos discípulos, algumas orientações, ensinos, duras exortações

feitas por Ele, uma ceia e culmina na mais significativa e importante transferência de Jesus aos Seus discípulos.

João 20:21-23 (NVI - PT)

21 Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.

22 E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo".

23 Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados”.

Jesus sopra sobre eles, que recebem o Espírito Santo e a mais poderosa transferência espiritual ocorre.

Esta transferência é poderosa não porque agora eles tinham poder para curar e realizar milagres, não porque agora tinham revelações e profecias extraordinárias, não porque agora receberam uma autoridade sobre tudo e sobre todos (Ainda que todas estas coisas acompanhem os que creem).

O que os discípulos recebem quando Jesus sopra o Espírito Santo sobre eles é uma poderosa capacidade de perdoar.

Esta capacidade está inseparavelmente ligada a presença e ação do Espírito na vida daquele que nasceu de novo passando a ser essencial e indispensável à vida cristã prática.

Ser cheio do Espírito e perdoar não é uma opção, uma alternativa ou uma escolha condicional. Também não é uma simples decisão ou um ato da nossa vontade ou da nossa bondade. É uma ação direta e exclusiva do Espírito Santo em nossas vidas. Sem Ele não é possível perdoar.

Em nossos relacionamentos uma das maiores dificuldades que temos diz respeito ao que as pessoas nos fazem, o que falam de nós e as intrigas e litígios que levantam em torno do nosso nome.

Algumas acusações e oposições são tão sérias que geram profundas feridas que nem mesmo muitos anos são suficientes para curar.

Por vezes estas coisas acontecem em alguns meios que nunca imaginaríamos que viessem a ocorrer como na igreja e no ministério.

No verso 23 do texto acima Jesus deixa claro que ao receberem o Espírito Santo em suas vidas, uma profunda mudança comportamental e na forma de lidar com o próximo aconteceria. Eles não teriam mais o ímpeto da vingança ou da justiça própria.

Seus corações se encheriam de amor e compaixão que os levaria a perdoar a quem os ofendesse pessoalmente.

Em Mateus 6.12 Jesus também falou sobre isto no que ficou conhecido como o Sermão da Montanha.

Quando perdoamos a quem nos ofende, o Espírito Santo de Deus pode agir no coração impenitente e conduzi-lo ao arrependimento e transformar esta pessoa em uma nova criatura em Cristo Jesus.

Ao perdoarmos as ofensas que nos fazem, quebramos as algemas que mantém estas pessoas algemadas no padrão de vida e pensamento que as leva a cometer estas ofensas.

É o Espírito Santo quem as liberta, mas somos nós que, por meio Dele, quebramos as cadeias.

É Jesus quem ressuscita, mas somos nós que, em obediência a Sua Palavra, removemos a pedra.

É Jesus quem salva, cura e liberta mas somos nós que pregamos o evangelho.

Existem pessoas com atitudes impenitentes ao seu redor, na sua família, no seu trabalho, na sua igreja?

Estas pessoas te ofendem deliberadamente? Falam mal de você, mentem a seu respeito, deturpam suas palavras, colocam em dúvida o seu caráter?

Receba o sopro de Jesus, seja cheio do Espírito Santo e libere perdão para que estas pessoas possam ser conduzidas por Ele ao arrependimento e a uma vida totalmente nova em Jesus.

E se percebe que você é o ofensor, é porque alguém foi cheio do Espírito e por isto perdoou as suas ofensas contra elas. Agora o Espírito pode te conduzir ao arrependimento e transformar a sua vida. Passe agora a dar frutos de verdadeiro arrependimento como João Batista ensinou (Mateus 3.8; Lucas 3.8). Peça perdão a quem você ofendeu e siga em novidade de vida.

Perdoe a quem tem te ofendido e veja uma transformação acontecer em sua vida, família, trabalho e ministério.

Que é verdadeiramente cheio do Espírito, perdoa.

Deus te abençoe.

1 Para compreender todo este contexto é necessário o estudo cronológico dos acontecimentos através da leitura em paralelo com os outros evangelhos.