O Discípulo

Tt. 2.11-15

Deus deseja a salvação de todas as pessoas, no entanto, ele separa um povo para Si, um povo disposto a segui-Lo e servi-Lo incondicionalmente. Para isto Ele nos dá Sua Graça que nos traz ensino e disciplina para termos uma conduta condizente com o Seu evangelho.

Ex. 19.5/ Mc. 3.13-15/ Jo. 12.24-26

Estes textos deixam bem claro que Deus separa e escolhe pessoas para realizarem seus planos. Esta escolha não é feita por acepção da parte Dele, mas é feita com base na nossa escolha, e, depende de nossa sujeição a Sua disciplina; depende de nós fazermos morrer aquilo que Deus não que em nós.

Estes são os verdadeiros discípulos de Cristo.

Segundo a Wikipédia discípulo é: aquele que segue outrem em suas idéias, atitudes, posições ideológicas e determinações existenciais.

A palavra discípulo vem, ainda, da mesma palavra que em latim significa disciplina.

Ser discípulo é muito mais do que ser, tão somente, evangélico ou cristão; pois, para ser evangélico é preciso se envolver com uma igreja, para ser cristão é preciso se envolver com a doutrina cristã, mas para ser discípulo é preciso se envolver com Cristo. O discípulo tem Jesus como padrão para sua vida, ele tem disposição para ser semelhante ao seu mestre, buscando coerência entre o que fala e o que vive.

“O homem é provado pelos elogios que recebe” (Pv.27.21b).

Em Atos 11.25-26, a palavra cristão aparece pela primeira vez na bíblia como afronta dos inimigos àqueles que seguiam a Jesus,“os discípulos”. Com o passar do tempo a igreja adotou o nome “cristão”, logo depois, “protestante”, e, então, “evangélico”, no entanto se esquecendo de que fora chamada para ser discípulo.

A disciplina do discipulado nos leva a despir-nos do velho homem e nos vestir com o novo, olhar para Cristo e desejarmos ser como Ele é, fazer o que Ele nos manda fazer e praticar a Sua palavra. Lc. 6.46-47

Não pense que ser radical é algo ruim, pois a palavra radical significa estar de volta a raiz, ser enraizado. Em Jo.15.5-8 Jesus diz: “Eu sou a videira verdadeira e vós sois os ramos...Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora à semelhança do ramo, e secará; Nisto será glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.”

Deus é muito claro em relação aos padrões a serem seguidos Lv.18.3 / Ez.11.12. O verdadeiro discípulo, não procede da mesma forma que o mundo procede, não se porta comumente, não se conforma com a cultura e com os deuses de outras nações.

Somos chamados para sermos inconformados com os padrões deste mundo Mt.6.8. Não se conforme, não se amolde, não se deixe envolver com as coisas ao seu redor, mas seja transformado, pela renovação da sua mente através das escrituras, diz Rm.12:1-2.

Ao olhar para o mundo diga “eu não quero, não preciso”. Estamos nesse mundo com a responsabilidade de servir e testemunhar a respeito de Jesus.

Lv. 11:45 / I Pe.1.15-16

É necessário ao discípulo ser santo como seu mestre é santo. Santidade não deve ser encarada como algo do passado, mas como característica fundamental na vida daquele que segue a Cristo.

Observamos que algumas tendências têm penetrado a Igreja para interferem na vida daqueles que desejam seguir ao Senhor, das quais destacamos quatro:

1 - Tudo tem seu valor e merece nosso respeito

No texto de Atos 4:12 a palavra nos mostra que Jesus é o único que deve ser seguido, o único que encarnou, morreu e ressuscitou e não há salvação em nenhum outro. Não existe nada de proveitoso fora de Cristo.

2 - O materialismo

Este tem sido um problema para muitos, uma preocupação que abafa a vida de Cristo. O discípulo deve colocar seus bens e finanças nas mãos do Senhor.
Interessante: Se nu viemos e nu voltaremos, por que nos preocuparmos com o guardar durante a trajetória.

3 - A modernidade

Em nome dela, muitos deixam a moralidade de lado, a liberdade sexual tem devastado as igrejas e as vidas, deixando rastros de morte.

4 - O homem é amante de si mesmo

O homem tem buscado seus próprios interesses e satisfação de seus prazeres, sem se importar com o próximo.

Portanto, o verdadeiro discípulo, não é como um caniço que se dobra a opinião das pessoas, mas é firme como uma pedra em meio a correntezas.

Lembre-se: “Para o discípulo basta ser como seu mestre” Mt.10.24-25

Cristo é o nosso mestre, que os nossos olhos e coração estejam Nele, para que sejamos verdadeiros discípulos, prontos para dar ao mundo o que ele já deu a nós: Perdão e libertação.