O caminho mais elevado

A conversão a Cristo é mais do que andar na contramão, é andar em um outro caminho.

Efésios 4:17-24

“Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”.

O caminho que escolhemos determina o lugar onde vamos chegar. Isto é obvio.

Quando escolhemos nossos próprios caminhos e tentamos incluir Deus neles, estamos caindo em um engano porque Deus já estabeleceu um caminho para percorrermos.

Efésios 2:10
“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

Nossa confiança em Deus não fará com que nossos caminhos deem certo ou sejam abençoados, pois nossos caminhos nos levam para morte ainda que o percorramos confiando em Deus. Temos que percorrer o caminho de Deus.

Provérbios 14:12
“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte”.

Provérbios 16:2
“Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito”.

Provérbios 16:25
“Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte”.

Nossos caminhos são caminhos de pecados, de morte, e maldição. Não pode haver esperança neste caminhar.

Deus tem algo completamente novo para nossas vidas e precisamos identificar o que representa este novo.

Quando pensamos em arrependimento e conversão fazemos uma associação de tomar uma direção contrária, mas conversão não se resume em ir em uma direção contrária ou andar na contramão.

Quando simplesmente tomamos a direção contrária o que acontece?

Voltamos olhando e contemplando tudo o que foi feito enquanto caminhávamos na outra direção. Algumas coisas nos envergonharão, mas outras nos trarão uma nostalgia tal que pensaremos se realmente vale a pena abandonar tudo.

Ir na direção contrária não é suficiente.

A conversão a Cristo representa tomar outro caminho.

Isaías 55:8-9
“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos”.

O Nascimento de Jesus

Mateus 2.3-12

Na ocasião do nascimento de Jesus os magos foram visitá-Lo e adorá-Lo e a princípio seguiram para onde parecia mais óbvio encontrar um rei.
Após adorar a Jesus eles foram orientados a retornar por outro caminho vs 12.

Um encontro com Jesus muda nosso caminho.

Mateus 3:3
“Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías:Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”.

João Batista veio para preparar um caminho do qual foi anunciado, mas que ainda não estava implantado. Veio mostrando um novo caminho e começou por apresentar uma razão totalmente nova para o Batismo. ARREPENDIMENTO

João 14:6
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

1 Coríntios 12:31
“E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente”.

O outro caminho que Deus tem para nós supera em muito as nossas expectativas é um caminho excelente.

Hebreus 10:19-20
“Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,...”

João 14:30-31
“Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim; contudo, assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui”.

Não podemos admitir compartilhar nosso novo caminhar com o sistema onde o diabo é quem dita as regras de conduta e pensamento.

Isaías 30:21
“Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele”.

Isto significa que a voz do Espírito não dirá pra você ir para a esquerda ou para a direita, ela não dirá pra você fazer ou não fazer, ir ou não ir. Estas são resposta que nós esperamos ouvir, mas a resposta do Espírito é nos mostrar onde Jesus está, pois Ele é o caminho.

2 Coríntios 5:17
“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”

Quero terminar reafirmando que Deus tem algo completamente novo pra você, e, para isto é necessário se render a voz do Espírito, abandonar o velho e seguir pelo novo.

O Espírito nos desafia hoje.