O bom combate

Sylvio Fratelli Filho -

II Tm 4.7-8

Estamos em um tempo de festa e celebração. Comemoramos mais um ano de vida da Comunidade Kalein, e neste tempo precisamos observar algumas coisas.
O texto de Timóteo nos fala de um tempo de final de carreira, de termos combatido um bom combate. Este combate existe neste mundo, mas é um combate bom, por que Jesus está conosco e temos certeza de nossa vitória.

O apostolo destaca algo não temporal, mas eterno. A coroa da Justiça, a qual esta preparada para todos os que amam Sua vinda. A coroa da justiça é para aquele que aguarda com entusiasmo, com esperança.
Quem são os que amam a vinda do Senhor? Aqueles que guardam a fé. Guardar a fé significa olhar para os começos e para os meios, lembrar-se do Senhor.

Gn. 1.27; 2.7

Fomos criados a imagem e semelhança de Deus, somos parecidos com Ele. Deus repartiu conosco Sua vida, colocou em nós a Sua Vida.
Nós dependemos da graça e vida de Deus, seu fôlego.

Tg. 1.12

Aqueles que amam a Deus, Sua obra, Sua Palavra, e permanecem, estes são felizes. Muitos, hoje, tem se desviado, por causa dos dias maus. Precisamos de Deus, precisamos nos lembrar de Deus (Ec.12.1)

IPe.5.4-10

Precisamos honrar aqueles que nos guiam, nossos pastores, aos anciões, sermos humildes e resistirmos ao diabo. Não devemos deixar nada roubar a nossa fé. O que nos espera é uma coroa. 

Nós devemos cultivar, sempre, aquilo que fora feito na cruz, ter a cruz como um memorial, a ceia como um memorial, memorial daquilo que foi feito por nós, o preço pago para nosso resgate, e, então, buscarmos viver de modo digno deste preço pago. A fé nos faz viver deste modo digno daquele que morreu por nós e, assim, esperarmos Sua vinda. Jesus deu Sua vida por nós, Ele cumpriu o projeto de Deus através Dele para nós. 

O que faz a diferença é o Nome e a Presença de Jesus.

Cultivar a fé é cultivar a chama do Primeiro Amor. 

Como no casamento, ao longo dos anos a vida muda, o corpo não é mais o mesmo, o metabolismo é diferente. Então, precisamos buscar a imagem daquilo que foi gerado de bom em nós. Isso mantém a chama viva. Ao nos lembrarmos do nascimento de um filho o amor é indescritível, pois revivemos aquele momento.

O pai que se esquece de um filho, é um pai que esqueceu e não cultivou o primeiro amor. Isso gera sofrimentos terríveis, magoa, desgosto.

Quando Paulo diz guardei: “a fé e combati o bom combate”, ele dizia que guardou o primeiro amor. 

Lv. 6.12-13

É necessário manter o fogo aceso, somos sacerdotes. Precisamos nos conscientizar da necessidade que temos de Jesus, para vivermos, para realizarmos Sua obra. O fogo deve arder continuamente. Somos templo do Espírito Santo que deve arder para Ele.

Ap. 3.21

Aos olhos de Deus, chegar, é ir até o fim. Não necessariamente ser o primeiro, como na lógica humana das coisas, mas chegar lá.

Mt 19.30

Pessoas desistem por coisas bobas, desistem por coisas de pequena importância, ficam magoadas, e se vão, mas nós precisamos resistir e permanecer, guardar a fé e chegar lá. Precisamos viver em amor, perdoarmos uns aos outros, prosseguir na fé. 

Permanecer na fé, é progredir com o Senhor, é andar com o Senhor, amar a Deus.

Portanto:
1 – Não transfira para Deus aquilo que é da sua responsabilidade;
2 – Desenvolva o seu ouvido espiritual, escute Deus, e quando tiver que escolher, escolha por Deus;
3 – Compreenda que o rico em espírito, aos olhos do mundo é pobre, mas estes são os que receberão a coroa da justiça em Deus.
4 – Se a sua alegria não pode ser repartida com sua família e com os amigos de Jesus, saia fora dela, porque ela não vem de Deus.