Lavador por Cristo

Jo. 13.1-10

No verso 4, a Bíblia diz que Jesus se levantou da mesa e tirou a sua capa. A capa simboliza autoridade e unção, então este texto demonstra que Jesus tirava sua capa para se mostrar como um servo. Seu ensino começa aí aos discípulos mostrando que eles deveriam ser servos uns dos outros.

V.8 Pedro apesar de ser alguém impulsivo, atirado, e nós o enxergarmos assim, nós não podemos nos restringir a enxergá-lo desta forma. Assim como as pessoas não devem ser vistas como sempre a vimos.
Pedro se via como indigno de ter os pés lavados por Jesus. Mas, Jesus, queria que ele entendesse que precisa lavar seus pés para continuar ser Seu amigo, Seu parceiro. Jesus necessitava fazer aquilo para continuar o Plano na vida de Pedro. Ser um com Ele.

E o que é ser um com Ele? É participar de quem Ele é, é estar e participar do Caráter, Autoridade e Glória de Jesus. É participar do direito de viver toda Sua Vida em nós. É isso que Pedro se arriscara a perder se não deixasse Jesus lavar seus pés. Jesus estava lhe dizendo que queria que ele fosse Jesus sobre a Terra.

Estar em Jesus é ter uma ligação vital com Ele, é somente assim que podemos dar frutos que permaneçam.

Jo.15.4-9 – Jesus está falando de sermos um com Ele. Se não houver um ligação com Ele não há frutos que permaneçam.

Jo.14.30 – Não existe ligação entre Jesus e o príncipe deste mundo, ou com o sistema deste mundo, pois estes não estão ligados a Videira Verdadeira.
Vemos então que, no verso 9 do capítulo 13, Pedro percebe a necessidade da lavagem dos pés, e também as mãos e a cabeça. Parece-nos que Pedro, o impetuoso, como o vemos, está simplesmente lançando palavras vagas, no entanto, ele está sendo profundo. Não quer estar fora de Jesus, então clama por uma lavagem mais profunda.
Lavar a cabeça significa:
Hb.9.9-14 – O sangue dos sacrifícios anteriores, geravam um período de perdão dos pecados. Todos os anos um animal deveria morrer para perdão. Isso não aconteceu com Jesus, pois seu sangue é definitivo, tem poder para curar, nos proteger, para nos conduzir a locais extraordinários, mas também para transformar quem nós somos, nossa consciência, nossa mente. E é desta maneira que devemos permitir o Sangue agir sobre nós, lavando a nossa cabeça, a nossa mente.
Zc. 3.1-5 – Neste texto nos vemos a visão de Zacarias sobre Josué, e o Senhor (Jesus) manda tirar o turbante sujo e dar-lhe um novo, ou seja, dando-lhe uma nova mente, uma nova maneira de raciocinar.
Ap. 7.1-3 Precisamos permitir que o Espírito Santo transforme nossa mente. Precisamos ter cuidado com a mente, pois a maneira como pensamos influencia nossas ações. O que tem influenciado nossas mentes.
A Palavra nos ensina que, todos os dias, somos feitos Nova Criatura. E precisamos deixar que isso se faça em nós, a transformação de uma mente velha em um mente nova.
Mas, Pedro, ainda diz para que Jesus lavasse as mãos. O significa isso?
A Palavra nos ensina que temos que trabalhar e nos empenhar em cada coisa, como se fizéssemos para o Senhor. É necessário honestidade em tudo que nos envolvemos, não importando as pressões a que estamos sujeitos. Há um preço em sermos honestos, mas é o Senhor quem nos sustenta. Se faz necessário ter as mãos lavadas por Jesus.
E quanto a ter os pés lavados, os quais Jesus dá ênfase?
Pv. 3.6 – O Senhor é quem corrige os nossos caminhos, a medida que caminhamos. Ele reajusta o nosso caminho, endireita nossos passos. Ajusta o nosso foco, nossa visão. Se não houver ajuste de foco, é possível que pensemos que Ele é qualquer outra coisa.
Precisamos ser lavados: a mente trocada, as mãos honestas, o caminho correto e focado, e isso só acontece numa conexão com Cristo e Sua Palavra, se estivermos ligados Nele e somente Nele.