Igreja vs igrejas

Apocalipse 3.14-22

Eu creio que as sete Igrejas da Ásia representam sete períodos da Igreja ao longo dos séculos. Assim como, que em cada período de tempo, também houve estas sete Igrejas.

Creio ainda que, em cada comunidade, possa haver cada uma das sete Igrejas, pois cada um de nós, em particular, é Igreja do Senhor.

Estamos vivendo o último período da Igreja. Tudo o que tem acontecido ao nosso derredor nos mostra claramente que estamos muito perto da volta de Jesus, ainda que muitos não acreditem nisso. E, a Igreja que tem predominado neste dias, é a Igreja de Laudicéia.

A primeira coisa que vemos neste texto é que Jesus diz: “conheço as tuas obras”. O que nos leva a pensar que não adianta apenas ter obras, freqüentar reuniões, ele está vendo além. Está vendo que, apesar da decisão de seguirmos ao Senhor, esta decisão não é levada muito a sério, não há paixão pela Cruz de Cristo, não há aquecimento do Espírito Santo. Isto é algo que Ele não tolera, um coração morno.

O texto diz, no verso 17: “Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma”, este é o tipo de declaração que quer dizer, “estou feliz com o que tenho, tenho minha casa, meu carro e a Benção de Deus, não preciso de mais nada”, quando a Palavra de Deus nos mostra que somos sempre necessitados de Deus. Como disse Davi: “Sou Pobre e Necessitado, mas o Senhor cuida de mim” – Sl. 40.17.

Sempre precisamos de um novo toque de Deus, de uma ação de Deus, de purificação. Devemos ser “insatisfeitos” na nossa vida espiritual, devemos saber que sempre precisamos de mais de Deus.

Achamo-nos completos, mas Jesus nos vê, infelizes. Miseráveis, pobres, cegos e nus.

Ele aconselha-nos a ter uma fé viva que dirija nossas vidas, o ouro refinado pelo fogo (v.18). Não sermos dirigidos por pessoas, mas por Deus, e, não recuarmos jamais. Não termos nada por precioso, somente o estar com Ele.

Orienta-nos ainda a comprarmos Dele vestes brancas, pois estar nu é vergonhoso. E, não adianta tentarmos nos vestir por nós mesmos, como Adão e Eva, deve ser da maneira do Senhor, com as vestes feitas com a pele (Gn. 3.21), do Cordeiro. Devemos nos vestir com a Santidade.

Ainda instruí-nos a obter com Ele colírio, pois a Igreja hoje não tem enxergado direito. Tem uma idéia totalmente errada do que é Igreja. A Igreja não vê que esta fora do propósito de Deus, por isso acha que está bem. Precisamos enxergar a Vida e o Evangelho do ponto de vista de Deus e não do nosso.

Jesus diz que esta Igreja tem O colocado do lado de fora (v. 20), Ele só entra para quem abre a porta, e que deseja cear com Ele. Jesus quer se alimentar de nós. Espera um fruto de nossas vidas, espera que O reflitamos sobre esta Terra e sejamos a exata expressão de Jesus.

Cear com Jesus não é levantar as mãos, adorá-Lo, cantar a Ele, pois toda a criação faz isso (Jó 38.7, Sl 98.7-8), cear com Jesus é dar-se a Ele. É guardar a Sua Palavra, viver de acordo com Ela (Jo.14.21).

“Necessitamos ser cristãos verdadeiros, vivendo um Cristianismo Verdadeiro.”

Como cristãos estejamos atentos para não acharmos que está tudo bem, quando nossas vidas não estão. Não sejamos como Sansão que não sabia que o Espírito Santo não estava mais com ele (Jz. 16.20), cuidemos para não pensarmos estar em pé e acabemos caindo (I Co. 10.12).

Então como é a Igreja que Jesus quer?

Atos. 2.42-47; 4.23-35; 5.17-18; 5.27-29; 5.40-42

Jesus diz a Igreja de Éfeso que conhece as suas obras, porém tem contra esta que abandonou o primeiro amor. E que primeiro amor é este? São as primeiras obras da Igreja, conforme narrado nos textos acima.

Vamos pensar em pelo menos sete coisas que são características destas primeiras obras:

1 – Havia adoração intima deste povo para com o Senhor – Eles sempre tinham um louvor ao Senhor, independente das circunstâncias. Mesmo tendo tomado uma surra, se retiravam regozijando do lugar (5.41).

2 – O assunto das conversas diárias era sobre as coisas da Fé, tudo era uma oportunidade de falar sobre Jesus – Jesus era o centro da vidas dessas pessoas. O coração do homem fala sempre do que lhe entusiasma. Será que existe algo mais entusiasmante do que Jesus.

3 – Desejava crescer no conhecimento de Jesus (v.42) – Onde quer estivessem, a qualquer hora, meditavam na doutrina.

4 – Tinha um coração de servo – Eles aprenderam a “lavar os pés” uns dos outros, a cuidar um dos outros, seguiram o exemplo de Jesus (Jo.13.12-15). Aprenderam a suprir a necessidade uns dos outros, a carregar mutuamente suas cargas.

5 – Investia seus recursos – Investiam tudo o que envolvia suas vidas: Finanças, habilidades, influências, seu tempo. Ouviam, davam ouvidos aqueles que precisavam falar.

6 – Sua amizade era Espiritual – Eles eram amigos dos amigos de Jesus. O mundo deve ser influenciado por nós e não nosso amigo. Então, quando se renderem a Cristo, serão nossos amigos.

7 – Cada casa era uma Igreja – A primeira igreja de cada um era sua própria casa, a família se reunia para orar, para perseverar, então os vizinhos ouviam e desejavam estar juntos.