Guardando o Bom Depósito

Sylvio Fratelli Filho -

II Tm.1.12-14

No texto, acredito que, quando Paulo fala do depósito que o Senhor esta guardando, ele está se referindo a sua vida, existência, proteção, sua saúde, sua vida financeira, inclui tudo isso, assim como a salvação da família. Nós temos tantas promessas da parte de Deus. A Palavra de Deus nos diz que Ele é o nosso Pastor e nada nos faltará (Sl. 23) e ainda no Salmo 91, fala da benção e proteção de Deus, fala de habitarmos em um lugar seguro, onde as pestes não se achegam a nossa tenda. Diz o salmo que mil caíram a direita e esquerda, mas, nós, seríamos preservados.

A Palavra nos faz muitas promessas, o Apóstolo Paulo fala que Deus, segundo a Sua Riqueza e Glória há de suprir cada uma de nossas necessidades em Cristo Jesus.

Então, no texto de II Timóteo, Paulo estava declarando uma aceitação de todas as promessas de Deus. Pela fé ele disse: “tudo é meu, estou confiando que o Senhor vai guardar tudo o que estou colocando em Suas Mãos. Eu coloquei a minha vida, minha saúde em Suas Mãos e estou confiando que Ele guardará, pois é Dele que estou dependendo. E estou certo que Ele é poderoso para guardar tudo isso e concretizar todas as coisas, pois estou dependendo Dele para isso. Eu sei que Ele me sustenta, Ele sempre virá em meu favor”.

Precisamos nos depositar como Paulo, ou ainda como Jó, o qual sabia que O Redentor vive (Jó.19.25).

Mas, Paulo diz para Timóteo algo mais. Paulo fala de outro depósito. Eu depositei algo nas mãos de Deus, agora Deus está depositando algo em minha vida. E então ele diz: “Guarda este depósito”.

O que seria este depósito?

O texto nos dá algumas diretrizes. Diz: “Retenha com fé”. Fé é um dom de Deus que nos é dado. E cabe a nós guardamos a fé.

Diz ainda: “Retenha o modelo da sã doutrina”. Deus colocou em nós um modelo de Sua Palavra, o Evangelho de Jesus Cristo, colocou em nós princípios e Seu Santo Espírito. E Paulo está dizendo para guardarmos isso.

Mas, Deus, colocou em nós mais algumas coisas. Deus colocou em nós a responsabilidade pela salvação de almas. Quando disse: “Ide por todo mundo, fazei discípulos”. Ele colocou em nós uma missão. Tudo isso são depósitos que Deus colocou em nós, e assim como Ele é fiel em guardar o nosso depósito, sejamos fieis a Deus para guardar o depósito que Ele fez em nossas vidas.

Ap.3.1-6

Jesus está advertindo a Igreja, pois aquelas pessoas não guardaram o depósito de Deus em suas vidas, e, achando que estavam vivas, estavam morrendo diante de Deus. A vida espiritual estava morrendo. A exemplo de Sansão que achou que se levantaria para atacar seus inimigos, mas não sabia que o Espírito lhe abandonara (Jz.16.20). E Jesus está dizendo a pessoas que estão frequentando as reuniões, leem a Bíblia, mas não guardam, não praticam, estão morrendo.

Ap. 3.7-11

Interessante notar que, em todas as cartas, O Senhor diz: “conheço”. Ele nos conhece tanto para cuidar de nós, como para nos cobrar o depósito que fez em nós.

Jesus à Filadélfia diz que, se deve reter o que tem para que ninguém roube a coroa. Não se acomode, não pare. Estou te elogiando, mas guarde, pois você pode perder. Paulo diz, “eu não digo que já alcancei, mas prossigo”.

Um dos desafios mais difíceis para um cristão é, viver neste mundo, sem ser roubado, influenciado, por este mundo. E nós precisamos nos dedicar a preservação do depósito em nós, e, assim, vencermos estas pressões.

Como eu sei que o mundo e seus sistemas de valores não estão me atingindo?

A Bíblia nos ensina a constantemente a examinarmos o nosso coração. O que seu estou fazendo, desejando e falando, está em harmonia com a Palavra de Deus? 

Jo.15.19

Jesus já nos tirou do mundo, não há necessidade de esforço para sair do mundo, pois Ele já nos tirou do sistema que controla a humanidade. E Ele diz que se nós pertencêssemos ao mundo, teríamos comunhão com o mundo, seríamos amados do mundo.

Como está o seu relacionamento com o mundo? É uma relação de amor ou ódio?

Jo.17.14-17

Por causa da Palavra de Deus em nós, este depósito a nós confiado, houve uma quebra de relacionamento com o mundo. Paulo fala que o mundo está morto para ele, e, ele, para o mundo. Não há relacionamento. Jesus então pede que sejamos guardados por Deus, não tirados do mundo. E Deus é fiel para guardar...

Então, Jesus, diz santifica-os. O que significa que, se temos guardado o depósito de Deus em nós, andamos em santidade. Qualquer descuido e voltaremos a nos envolver com o mundo. Por isso diz: “aquele que pensa estar em pé cuide para que não caia” (I Co. 10.12). 

Precisamos voltar ao altar várias vezes. Pois o mundo nos pega através de nossas dúvidas e perversidades. Pois a maneira como o mundo nos oferece a felicidade é que pode nos arrastar para ele. E nós vivemos dentro de dois mundos, um interior, outro, exterior. É nesse mundo interior que foi colocado o depósito de Deus. Sendo este mundo interior que deve nos direcionar no mundo exterior. Nunca as influencias externas, o sistema, mexer como o nosso exterior.

Algumas perguntas para que possamos avaliar a nossa própria vida:

  1. Como está a sua fidelidade a Cristo quando você está no mundo?
  2. Em que áreas o mundo tem invadido seus pensamentos, planos e propósitos?
  3. Como que eu posso viver neste mundo, trabalhar, economizar, ganhar e gastar, mas continuar como fiel ungido de Jesus?
  4. Quando é que a prosperidade nega o poder de Cristo em minha vida?
  5. Como é que meus desejos de ter êxito neste mundo terminam com o mundo tendo êxito sobre mim?

Para responder estas perguntas, temos que entender que o mundo é: qualquer pessoa, relacionamento, estrutura social, circunstâncias ou situações que não foram redimidos pelo Juízo e pela Graça de Deus. Vivemos no meio com pessoas, do mundo e cristãos, mas como saber o que é mundo nestas pessoas? Estas pessoas, a cada instante, expõem suas ideias, sentimentos, alvos e propósitos, é nesse momento que observamos se estas coisas vêm da parte de Deus ou para nos influenciar para o mundo. 

O mundo é tudo o que está em rebeldia a Palavra de Deus.

Por este motivo precisamos usar a coisas deste mundo, como se delas não precisássemos. Pois não adianta ganharmos o mundo inteiro e perder a nossa alma.

Tomemos alguns cuidados:

Cuidado com o desejo de passar por cima de pessoas para alcançar um alvo. Cuidado com aquilo que lhe dá aparente segurança. Ou ainda com aquilo que lhe assegura uma boa autoimagem, elevando seu ego. Pois tudo isso faz parte do mundo. 

Guardemos aquilo que Deus depositou em nós, ou seremos engolidos por este mundo. Se não guardarmos o depósito de Deus em nós, nós não estamos depositando nada nas mãos de Deus, ainda que nossas declarações digam que estamos.