Evangelho Pleno

Sylvio Fratelli Filho -

Marcos 12. 28-30 

Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante? Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração (sentimentos, emoções), de toda a sua alma (sua vida), de todo o seu entendimento (com sua faculdade de pensamento e sua compreensão moral) e de todas as suas forças’.

O Evangelho deve envolver o homem na sua totalidade

Quando falhamos em entender o evangelho em sua plenitude, abraçamos um evangelho parcial e acabamos nos decepcionando e nos afastamos dos caminhos do Senhor.

1. Há pessoas cuja conversão envolveu apenas a mente.

Aceita que os argumentos bíblicos estão corretos, e os abraça, mas não deixa que os princípios de Deus dirija sua vida.

Atos 26. 19-32

"Assim, rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial. Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento. Por isso os judeus me prenderam no pátio do templo e tentaram matar-me. Mas tenho contado com a ajuda de Deus até o dia de hoje, e, por este motivo, estou aqui e dou testemunho tanto a gente simples como a gente importante. Não estou dizendo nada além do que os profetas e Moisés disseram que haveria de acontecer: que o Cristo haveria de sofrer e, sendo o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, proclamaria luz para o seu próprio povo e para os gentios". A esta altura Festo interrompeu a defesa de Paulo e disse em alta voz: "Você está louco, Paulo! As muitas letras o estão levando à loucura! "Respondeu Paulo: "Não estou louco, excelentíssimo Festo. O que estou dizendo é verdadeiro e de bom senso. O rei está familiarizado com essas coisas, e lhe posso falar abertamente. Estou certo de que nada disso escapou do seu conhecimento, pois nada se passou num lugar qualquer. Rei Agripa, crês nos profetas? Eu sei que sim". Então Agripa disse a Paulo: "Você acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão? " Paulo respondeu: "Em pouco ou em muito, peço a Deus que não apenas tu, mas todos os que hoje me ouvem se tornem como eu, menos estas algemas". O rei se levantou, e com ele o governador e Berenice, como também os que estavam assentados com eles. Saindo do salão, comentavam entre si: "Este homem não fez nada que mereça morte ou prisão". Agripa disse a Festo: "Ele poderia ser posto em liberdade, se não tivesse apelado para César".

O rei Agripa entendeu o Evangelho, mas não estava disposto a pagar o preço do discipulado, como Paulo.

2. Há pessoas que são tocadas pelo evangelho somente no coração.

A pessoa fica fascinada pela esfera mística da reunião e não deixa sua mente se envolver para compreender as verdades, vive somente nos sentimentos.

Lucas 9.57-58

Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: "Eu te seguirei por onde quer que fores".Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça".

Este homem estava maravilhado com Jesus e queria segui-lo, mas não havia entendido o que significava seguir a Jesus.

3. Há pessoas que não querem submeter sua vontade a Cristo.

Decide seguir o cristianismo, mas não cede aos propósitos de Deus para sua vida. Tentam de alguma forma usar o Evangelho para conseguirem seus próprios interesses.

Atos 8. 5-24

Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o Cristo. Quando a multidão ouviu Filipe e viu os sinais miraculosos que ele realizava, deu unânime atenção ao que ele dizia. Os espíritos imundos saíam de muitos, dando gritos, e muitos paralíticos e mancos foram curados. Assim, houve grande alegria naquela cidade. Um homem chamado Simão vinha praticando feitiçaria durante algum tempo naquela cidade, impressionando todo o povo de Samaria. Ele se dizia muito importante, e todo o povo, do mais simples ao mais rico, dava-lhe atenção e exclamava: "Este homem é o poder divino conhecido como Grande Poder". Eles o seguiam, pois ele os havia iludido com sua mágica durante muito tempo. No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres. O próprio Simão também creu e foi batizado, e seguia a Filipe por toda parte, observando maravilhado os grandes sinais e milagres que eram realizados. Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro e disse: "Dêem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo". Pedro respondeu: "Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro? Você não tem parte nem direito algum neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus. Arrependa-se dessa maldade e ore ao Senhor. Talvez ele lhe perdoe tal pensamento do seu coração, pois vejo que você está cheio de amargura e preso pelo pecado". Simão, porém, respondeu: "Orem vocês ao Senhor por mim, para que não me aconteça nada do que vocês disseram".

* Devemos seguir a Jesus por reconhecer quem Ele é (o Caminho, a Verdade e a Vida);

Não simplesmente por uma emoção.

Nem por um ato intelectual.

Nem por uma decisão superficial, alheia ao Senhorio de Cristo.

I Pedro 3. 15

Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.

Precisamos saber dar:

Qual a razão pela qual seguimos a Cristo.

Qual nossa esperança.

Qual o verdadeiro caminho.

A verdade pode começar no intelecto, mas o evangelho toca o coração e o comove a entregar a Cristo todo o eu e a vontade torna-se fazer a vontade do Pai.

João 8. 31-32

Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".

A verdade liberta toda a mente, coração e vontade.