Decisões

Multidões, multidões no vale da Decisão! Pois o dia do Senhor está próximo, no vale da Decisão. (Joel 3:14 NVI)

O texto acima fala sobre tomarmos uma decisão no pior momento das nossas vidas que é quando estamos no vale que pode representar um período de dificuldade, de escassez e grandes lutas pelas quais passamos.
O contexto mostra que Deus restauraria Seu povo, que era escravo e havia sido espalhado por outras nações e por isso estava angustiado, fraco e desanimado. O dia do Senhor vem após o fim de um período de acontecimentos que não poderia ser interrompido. Este dia, ao contrário do que muitos pensam, não será um dia agradável. Será um dia de julgamento, de confrontamento com a verdade e será quase insuportável. É justamente neste cenário de lutas onde as promessas ainda são apenas promessas que temos que tomar uma decisão.

Muitas podem ser estas decisões, mas quero propor algumas pra você:

1. “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, (Deuteronômio 30:19 NVI.
Proponho que diante de todas as coisas que estão te impedindo de viver a vida que Deus planejou pra você, você escolha a vida de Cristo.
Jesus disse: Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ele também disse: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Faça esta escolha.

2. O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. (Isaías 9:2 NVI)
Proponho que decida sair de tudo que obscurece sua vida, te conduz para as trevas e te faz semelhante aos que são dominados por ela e se exponha à luz. A luz revela o que está escondido no fundo das nossas almas (1 Coríntios 4:5).
Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.
Jesus é a luz do mundo, Ele nos ajuda a esclarecer as coisas e consertar o que o que está errado.

3. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2 NVI)
Decida mudar sua forma de pensar. A maneira como pensamos conduz nossas vidas e somos exatamente aquilo que pensamos.
Renove seu padrão de pensamento. O diabo tem formado um padrão de pensamentos no sistema de vida que ele domina, onde o que predomina é a vontade individual em detrimento a vontade de Deus.
O diabo quer te convencer que sua vontade e desejos são os que mais importam. Isto é uma armadilha. Decida renunciar seus padrões de raciocínio e alcançar a mente de Cristo.

4. Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”. (1 Coríntios 15:33 NVI)
Decida abandonar as companhias que te mantém nas trevas. Por um tempo parecerá que você não tem amigos, mas a verdade é que você precisa abrir espaço em sua vida para verdadeiros amigos, aqueles que não só te ajudarão a andar na luz, como te ajudarão a se manter lá.

5. Atos 7:51 Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.
Decida render-se.

6. Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre. (Salmos 125:1 NVI)
Decida colocar sua vida totalmente nas mãos do Senhor. Isto é confiança. Deixe que Ele decida o que é melhor pra você e confie que em todas as coisas Ele te levará a uma vida de satisfação e alegria n’Ele.

Estas decisões são diárias e devem ser tomadas até que sua vida esteja transformada por completo.

Enfim, tome a decisão de ser um homem diferente e assumir sua posição como filho de Deus. Nada disso será fácil, mas você não está sozinho.