Correndo a carreira proposta
Sylvio Fratelli Filho - 26/03/2013 às 21:17
At. 20.22-24
Paulo está dizendo como de fato havia entregue sua vida a Jesus. E que Deus tinha um propósito em sua vida. Dar testemunho do Evangelho da Graça de Deus.
Um chamado para dar testemunho.
1 Co. 15.9-10
Paulo amplia esta visão mostrando que é uma carreira de trabalho, mas não propriamente por nós, mas pela Graça de Deus através de nós, onde Deus pode nos mostrar a humanidade.
E como nós vemos o Senhor?
Vemos, como Jesus, ao Pai através de uma revelação do Pai pelo Espirito, então o imitava e fazia e dizia o que ele podia ver. Então, vemos ao Senhor através de pessoas que vivem verdadeiramente o Evangelho do Senhor.
Devemos viver aquilo que falamos para que os outros vejam Jesus em nós. Devemos ser imitadores de Cristo, como Paulo o foi, e declara aos galatas "já não sou em que vivo, mas Cristo vive em mim" - Gl.2.20. Ele dizia que vivia as coisas que o Espírito Santo lhe ensinava.
Mas como chegou a isso?
Correndo a carreira proposta. Assim como Moises que conheceu os caminhos de Deus acima da suas ambições, acima de terra prometida, acima de anjo, ele queria a Deus. Jamais conheceremos os caminhos de Deus se não O amarmos acima de nós, acima do bem estar, acima de nossa própria salvação. Necessitamos amar a Deus acima daquilo que consideramos precioso.
Paulo chegou no ponto de ser semelhante a Jesus, ser Seu imitador e dar testemunho da Graça de Deus, por estar disposto a dar sua vida por Ele, não valorizar em nada a própria vida (em nada tenho sua vida por preciosa - At.20.24). Diante do chamado, da carreira, do ministério que ele havia recebido da parte do Senhor, nada mais tinha valor.
Diz um ditado que, o mais sábio quando não se pode reter algo, é dar.
Não podemos reter a nossa vida, portanto...
Mc. 8.34-36
Reter a vida é perde-la, dá-la é recebê-la.
Então, Paulo, percebendo isso decidiu dar sua vida e não considera-la preciosa, para receber um vida abundante.
Paulo faz isto por ter um objetivo, um alvo a ser alcançado.
2 Tm.4, combati o bom combate.
Quem está interessado nos planos de Deus não vive de qualquer forma. Pois caso contrario não terminaremos nossa carreira, não cumpriremos Seus Planos.
Quando o Senhor nos inquirir naquele dia quanto ao que fizemos com o propósito para o qual fomos criados, o que responderemos? (Parábola dos talentos - Mt.25).
Paulo não perdeu seu tempo, por isso terminou a carreira. Nada o parou, "sei que vou sofrer, sei que passarei dificuldades, mas não vou perder tempo com murmúrios, com queixas, mas vou fazer hoje o preciso fazer hoje". Ele estava decido a glorificar a Jesus através de seu corpo.
Fp.1.20-21
Este homem estava determinado a glorificar a Cristo em toda a sua vida. Se morrer ou viver vou glorificar a Cristo em minha vida.
1 Co.10.31-33
A salvação de muitos depende do que eu vivo diante de Deus. Pois o que muitos podem ver de Deus, se vê em mim.
Cl. 3.23-24
Tudo o que fizermos deve ser feito como para o Senhor, pois esta será a imagem que as pessoas verão de Deus.
Mt. 5.13-16
O que as pessoas pensam de Deus, do Evangelho, da Igreja, quando nos vêem?
Por que Paulo valorizou a carreira recebida? Pois ele sabia que havia recebido do Senhor. Não fora de um pastor, apostolo, mas do Senhor.
Gl.1.1
Paulo dizia: "o que eu faço, eu faço porque ele me mandou fazer"
At. 26.19
Mesmo diante do rei Agripa, Paulo não arredou o pé, mas permaneceu firme na visão celestial. Mesmo que isso lhe custasse a cabeça.
Não podemos nos negar a fazer a vontade daquele que morreu por nós.
Precisamos ter alegria, para realizarmos a vontade e os planos de Deus para nossas vidas.
Alguns passos para termos esta alegria:
1 - Para experimentar esta alegria precisamos saber que é possível padecer por Jesus, feliz. Vivermos em um mundo de tantas duvidas, mas é possível viver com Ele feliz.
2 - Orar - Só através da comunhão com Deus é que perceberemos que podemos ser feliz. Precisamos nos achegar a Ele arrependidos e buscando mudanças.
3 - Precisamos pensar - precisamos pensar nas escrituras. Pois esta vai nos revelar Sua vontade que é que boa e agradável.
A alegria não vem das coisas, vem de Deus.
Mt. 5.11-12
Quando formos afrontados, por causa da carreira que estamos correndo, pensemos no que Deus tem para nós, e, então, nos alegremos, pois perceberemos que estamos nos tornando iguais a Jesus.
2 Co. 13.11
A medida que nos alegramos, Deus é conosco.
Fp. 2.17-18
Paulo está dizendo que em pouco tempo, por causa fé, seria morto, mas que estava alegre, pois isso que o levava a morte resultou na fé daquele povo.
Fp. 3.1; 4.4
Pense no que a Bíblia diz.
1Pe.3
A medida que pensamos, somos alegres.
4 - Faça uma analise de sua vida, pois o pecado acima de todas as lutas, é o que mais rouba a nossa alegria. (Sl. 139, restaura a minha alegria)
5 - Procure saber onde está o seu coração.
Mt 6.18-21
Se nosso coração estiver neste mundo, jamais seremos felizes, mas se estiver no Senhor então o seremos.
Nossa alegria deve estar no fato de nosso nome estar escrito no livro da vida...
O objetivo de Jesus foi glorificar a Deus neste mundo. Completando a obra que o Pai lhe deu a fazer...
Hb.12.2 - Jesus não foi triste e abatido para a cruz, mas feliz por saber o resultado da obra de Deus através dele.