Características da Igreja

I Co. 1.4-9

No 1º capitulo Paulo fala a respeito de serem enriquecidos com todo o conhecimento e dons espirituais, mas mesmo assim havia um problema de divisão na igreja.

O problema não era um zelo excessivo, mas uma compreensão errada do que é a igreja.

I Co. 2. 11-16

No 2º capítulo ele fala sobre discernimento espiritual – CONHECIMENTO DADO PELO ESPIRITO SANTO.

I Co. 3. 1-23

Agora no 3º capítulo ele fala sobre eles serem carnais e não espirituais.

Eram crentes, irmãos, mas não dirigidos pelo Espírito Santo. Eles eram governados pela natureza caída e egoísta.

Paulo fala também de serem meninos. Nasceram de novo, mas não cresceram, eram bebês espirituais.

O mesmo encontramos hoje, Igrejas cheias de pessoas que nasceram de novo, mas muitas delas nunca crescem, mantém o mesmo padrão da vida passada, sem Cristo. Superficialidade e imaturidade tem sido a tragédia na igreja dos dias de hoje.

Dois sintomas determinam o espiritual e o carnal: dieta e conduta.

Infantil: só tomavam leite (apesar de terem sido enriquecidos em todo conhecimento), não conseguiam ingerir alimento sólido.

Carnal ou imaturo: conduta da vida velha, não renovaram suas mentes e atitudes de inveja e divisão fazem parte do seu caráter além de imoralidades.

Gl. 5. 19-21.

Faltava e falta compreensão do que é IGREJA.

* IGREJA – LAVOURA DE DEUS – CULTIVO DE DEUS.

Os pregadores, que plantam e regam são apenas servos por meio dos quais temos crido. Eles não são objeto da fé e sim os que conduzem a ela. Os lideres fazem o trabalho que Deus dá, com os dons que Deus concede.

Boa colheita é resultado de plantar, regar, crescer e frutificar.

Lideres plantam e regam, mas só Deus dá crescimento e faz frutificar, como vemos na Palavra, Paulo plantou e foi embora, Apolo regou e seguiu seu caminho, mas Deus estava dando o crescimento para frutificar.

Plantar e regar podem ser feito mecanicamente, mas produzir vida e crescimento é um mistério.

Tanto o que planta como o que rega tem o propósito de uma boa colheita, cada um faz a sua parte e a recompensa virá do Senhor.

O que recebe a semente precisa estar envolvido com Deus, como a semente fica envolvida pela terra para que a velha estrutura seja quebrada e a vida de Cristo possa fluir.

* IGREJA – EDIFÍCIO DE DEUS – ONDE CRISTO É O FUNDAMENTO.

Os que constroem formam uma equipe de trabalhadores. Alguns põem o fundamento e outros edificam sobre esse fundamento. Cada um faz a sua tarefa conforme a graça de Deus que foi dada.

O sábio construtor anuncia a loucura da cruz – CRISTO CRUCIFICADO, o único fundamento. A responsabilidade de construir é de cada um. Os que edificam devem escolher com cuidado os materiais que usam, pois há dois tipos de materiais para a construção do edifício de Deus, um resistente e imperecível: ouro, prata e pedras preciosas, tudo que pudermos fazer em parceria e com a aprovação de Cristo, isto é, em Nome de Jesus e para a Glória de Deus é material resistente; o outro frágil e precário: madeira, palha e feno, o que fazemos pela nossa própria vontade sem sabermos se é propósito de Deus é matéria perecível.

O verso 13 mostra que o resultado final dependerá desses materiais. Se resistir o construtor receberá a recompensa. Se for consumida perderá a recompensa, será salvo como alguém que escapa de um incêndio.

Por isso o aprendizado bíblico (discipulado) é de enorme importância

* IGREJA – SANTUARIO DE DEUS – HABITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.

A igreja é lavoura, edifício, mas também Templo de Deus. Lugar Santíssimo.

No Velho Testamento Deus prometeu habitar no meio do Seu povo, fazendo Sua Glória habitar o Lugar Santíssimo, tanto no Tabernáculo como no templo. Na nova aliança firmada no Sangue de Cristo, o lugar de habitação de Deus são pessoas. É isso que a igreja precisa entender: somos Santuário de Deus, Deus habita em nós e em nosso meio.

I Co. 6. 19-20 - Deus habita no corpo de cada crente, o qual é Santuário do Espírito Santo. Todas nossas atitudes, palavras e pensamentos devem glorificar a Deus.

I Co. 3 - Mostra a igreja local como Santuário de Deus. Independente de sermos lideres, somos responsáveis por revelar a Glória de Deus nas reuniões.

Ef. 2. 19-22 - Mostra que a igreja universal é a morada de Deus. Por onde quer que andemos, precisamos revelar Cristo para o mundo.

Somos Santuário de Deus como individuo, como comunidade local e como igreja universal.

Como a igreja é o lugar onde Deus habita através do Seu Espírito, ela não deve ser desonrada de nenhuma maneira. Dividir, enganar, contaminar a igreja, são ofensas muito sérias. Essas atitudes danificam e destroem a identidade da igreja como povo de Deus.

O verso 19 traz uma advertência muito seria: se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá. Um ato deliberado contra a igreja é um ato de violência contra Deus. O texto dá a entender que se alguém procede dessa forma, não é realmente de Deus, por isso será destruído.

Apesar das imperfeições encontradas na igreja hoje, ela ainda é o lugar onde Deus habita por meio do Seu Espírito Santo.

Como Lavoura de Deus, devemos nossa existência e crescimento a Deus Pai.

Como Edifício de Deus, estamos construídos sobre Cristo, Deus Filho.

Como Santuário de Deus somos habitados por Deus Espírito Santo.