A Verdadeira Alegria Existe?

Sylvio Fratelli Filho -

Nesta época que vivemos é difícil de falar em alegria. Se fizéssemos uma pesquisa teríamos opiniões e conceitos diversos, porém ao analizá-los, perceberíamos que quase sempre depende de situações ou circunstâncias. Dependem de ver ou sentir algo proveniente de fatos perceptíveis.

Hoje, as pessoas buscam a "alegria" empregando todos os seus esforços físicos e mentais na tentativa de adquirir coisas materiais que lhes dê segurança. A fim de atingirem seus alvos, tornam-se egoístas, invejosos e competidores. Movidos pela ansiedade, produzem por meio de suas atitudes, amarguras, sofrimentos e uma vida sem sentido

Mas todo aquele que experimenta Jesus como o Senhor de sua vida, tem o privilégio de ser uma pessoa verdadeiramente feliz, não apenas por alguns momentos, pois sua vida está baseada na confiança de que Deus, na sua misericórdia e amor tem o de melhor preparado para aqueles que o amam. (Sl 40.4) Quem conhece a Deus e sua Palavra não depende das coisas que vêem, mas das coisas que esperam. (Hb 11.1)

Aquele que tem Deus como sua alegria possui convicção de que nenhum mal pode atingi-lo, pois Deus provê tudo quanto necessita, em todas as circunstâncias de sua vida. Há um contínuo fluir do Espírito Santo, dirigindo seu caminhar, tendo como resultado a "alegria" que é fruto da presença de Deus. (Gl 5.22)

Não há pânico quando os recursos materiais tornam-se escassos, pois sabe que a Fonte de todos os recursos jamais secará ou perderá o seu poder. Sabe que o Senhor nunca o abandonará. A alegria constante que Jesus nos proporciona depende apenas de uma total dependência de Deus, mostrando-nos humildes e deixando de lutar em prol das coisas materiais.

O zêlo que o Senhor tem por aqueles que o amam torna a ansiedade desnecessária, o egoísmo, a inveja e o ciúmes coisas do passado. (I Pe 5.7)

A verdadeira alegria existe, mas somente para aqueles que encontram o Senhor Jesus, autor e consumador da nossa fé. (Hb 12.2)