A importância da Palavra em nossas vidas

Sylvio Fratelli Filho -

Todos nos sabemos que a Palavra de Deus não passará jamais, mas muitas vezes nós deixamos a Palavra passar de nossa vida. 
No frenesi da vida nós deixamos a Palavra de lado, ainda que declaremos que Ela é a nossa vida.

Interessante é pensar que Deus não impõe a leitura da Palavra diariamente, como se fosse nossa obrigação. Como se Deus precisasse que eu lesse a Bíblia. O que acontece é que nós não somos renovados diariamente, e nos frustramos, sem o relacionamento com Esta. A Palavra de Deus deve ser buscada por nossa causa e não por causa de Deus

Tg. 1.24-25 - Tiago está nos advertido a não sermos ouvintes, mas praticantes. Hoje, poderemos dizer não apenas leitores, mas praticantes. Por que devemos praticar a Bíblia? Para que não sejamos enganados. 

Tiago está nos mostrando que não adianta sabermos partes decoradas, histórias decoradas, mas buscarmos edificação pela Palavra lida. 

E quais os benefícios da Palavra de Deus para nós?

Liberdade: Ela nos trás liberdade dos nossos conceitos, daquilo que pensamos. A nossa mente vai criando conceitos similares ao mundo, a medida que o tempo passa, e, a Palavra de Deus, vem trazer liberdade desses conceitos.
Quantas pessoas buscam a felicidade? Mas a felicidade está no que fazemos, através da Palavra. Quantas pessoas preferem trabalhar a estar em casa, com a família. Isto acontece porque não estamos praticando a Palavra.

Sl.119.2 - Tudo o pensamos, deve estar envolvido na Palavra de Deus. Isso não significa que viveremos recitando versículos, mas tudo que falamos estará temperado com a Palavra.

Sl 19.7a - A Lei do Senhor é perfeita. E por ser perfeita revigora a alma. Muitas pessoas tem vivido em um cansaço que não é físico, descansam e não é o suficiente. O motivo é não estarem envolvidas com a Palavra de Deus. 7b - Nós podemos confiar no Senhor, pois não é uma fabula. Observar os testemunhos fiéis, a Palavra do Senhor, torna o Homem sábio, para tomar decisões. Sl 119.130

Sl.19.8 - O que se entende por Justiça? Observando a justiça humana, que prejudica um e ajuda outro, temos uma visão deturpada de seu conteúdo. Mas, a Palavra de Deus, não é assim, Ele não faz diferença entre nós, não nos acusa, mas nos justifica. Ele tem prazer em nos abençoar. Seus mandamentos são puros, são límpidos, eles purificam nossas vistas como a água.

No verso 9, do salmo 19, o salmista torna a falar que a Palavra é Verdadeira e Justa. Se a seguirmos, seremos felizes, pois a Palavra nos dá diretrizes corretas. E ainda, nos versos 10-11, ele nos mostra que a Palavra nos faz bem, é melhor que riquezas, não é amarga, é doce. 

A medida que eu começo a viver a Palavra eu já começo a viver as recompensas eternas da Palavra.

Sl.119.43 - Nossa esperança não pode estar nas coisas e pessoas, mas nele.

Sl.119.54 - Precisamos cantar a Palavra de Deus, não os modismos. Trazer a Palavra de Deus, em forma de música para dentro de nós, para que a mesma fique gravada dentro de nós.

Verso 92 - Os sofrimentos fazem parte da vida, mas não precisamos ser destruídos. Necessitamos nos envolver com a Palavra, ter prazer Nela, para não sermos destruídos pelo sofrimento. 

A Palavra de Deus deve ser a lâmpada que ilumina nosso caminho e passos (Sl.119-105), não é para um momento, mas para a vida inteira para um caminho.

Jo.14.21 - O amor a Palavra e nossa submissão a Ela é prova de desejamos andar em Seus caminhos e O conhecermos.